Você sabe quantos filtros são usados em um veículo?
Qualquer veículo do mercado incorpora uma série de elementos filtrantes projetados para aumentar a vida útil do motor e garantir que os ocupantes do veículo respirem ar puro em seu interior.
Muitos elementos sincronizados entre si intervêm no funcionamento do motor e existem vários circuitos hidráulicos que devem utilizar um filtro, para que as impurezas geradas sejam filtradas, e não diminuam a vida útil dos componentes. Além disso, para que um motor funcione e para que ocorra a combustão interna, ele precisa de ar e combustível, que também devem ser filtrados de impurezas.
Por isso, existem muitos filtros em um veículo, cuja missão é reter impurezas nos fluidos e no ar que passam para o motor e o habitáculo.
De quantos filtros necessita um veículo?
Filtro de Ar
Ele é responsável por filtrar as partículas abrasivas que o ar que entra no motor pode conter. Um filtro de ar em boas condições garantirá que o ar que entra no motor seja limpo e que a combustão ocorra nas melhores condições, garantindo que o consumo e as emissões poluentes sejam os indicados pelo fabricante. A frequência de sua troca dependerá do uso que for dado ao veículo e dos locais por onde circula, pois, se for usado em estradas agrícolas ou áreas empoeiradas, terá que ser substituído mais periodicamente. Por ser um componente muito barato, vale a pena trocá-lo sempre que for feita a troca do óleo do motor.
Filtro de óleo
A passagem do tempo e os quilômetros causam desgaste no motor e, consequentemente, pequenas partículas metálicas são liberadas e depositadas no óleo. O filtro de óleo é responsável por reter esses restos metálicos para evitar que danifiquem alguns componentes do motor e causem uma avaria grave.
Anos atrás era recomendado a troca do filtro a cada duas trocas de óleo e cada manutenção era realizada entre 10.000 e 15.000 quilômetros, mas hoje, recomenda-se trocá-lo toda vez que o óleo do motor for trocado, pois a manutenção em veículos modernos é realizada por um período mais longo (até 30.000 quilômetros de acordo com as indicações do fabricante), porque os óleos utilizados são melhores e o filtro de óleo é fabricado com maior qualidade.
Filtro de combustível
É responsável por filtrar o combustível, seja diesel, álcool ou gasolina. Em um veículo a diesel, o filtro de diesel remove a água que o diesel pode conter, evitando a corrosão das partes metálicas e filtra as impurezas que o combustível possa conter.
Em um veículo a álcool ou gasolina, o filtro simplesmente impede que as impurezas que a gasolina ou álcool possam conter passem para os componentes de injeção do motor e deve-se notar que existem veículos que não o possuem.
Atualmente, os fabricantes de veículos recomendam a troca do filtro de diesel entre aproximadamente 40.000 e 120.000 quilômetros, e nos veículos a gasolina recomenda-se a substituição a cada 20.000 quilômetros (se equipado), mas esse intervalo pode variar de acordo com as indicações do fabricante do veículo.
Filtro do ar-condicionado
É um filtro que garante a saúde dos ocupantes e é igual ou mais importante que os demais filtros do veículo. Ele é responsável por filtrar a poeira e as partículas de pólen que ficam suspensas no ar ambiente, evitando que entrem no interior do habitáculo. Este filtro é essencial especialmente para quem sofre de alergias, proporcionando limpeza e conforto no interior.
Deve ser substituído todos os anos ou até antes, dependendo das áreas onde o veículo circula e se o filtro que montamos é carvão ativado ou papel convencional.