Amortecedor Automotivo
Saiba mais sobre esta importante parte da suspensão e proporcione segurança para você e sua família
Os amortecedores tem como função manter o contato permanente entre os pneus e o solo, proporcionando estabilidade e conforto. A segurança e a capacidade do veículo em frear, acelerar e mudar de direção depende do contato perfeito dos pneus com o solo.
Amortecedores gastos geram perda de contato dos pneus com o solo e aumentam o desgaste de peças da suspensão.
Qual a diferença entre amortecedores hidráulicos e amortecedores pressurizados?
Amortecedores hidráulicos: São amortecedores equipados com óleo e ar, que possuem dois tubos distintos (reservatório e pressão) e por esse motivo são denominados "bitubos". Possuem construção simplificada de alta tecnologia proporcionando ao veículo a estabilidade necessária e um nível elevado de conforto. São desenvolvidos para todos os tipos de veículos, dos menores aos mais pesados.
Amortecedores pressurizados: São amortecedores semelhantes aos hidráulicos, porém com algumas diferenças importantes, o ar é substituído internamente pelo gás nitrogênio (gás inerte) a baixa pressão, injetado no momento da fabricação do amortecedor. O selo de vedação ou retentor é especial para esse tipo de amortecedor. Possui um lábio para prevenir a entrada de pó ou sujeira e dois lábios que previnem o vazamento do óleo. A base do selo é flexível, funcionando como uma válvula de retorno do gás, mantendo a pressão do gás somente no tubo reservatório. Os amortecedores pressurizados proporcionam rodagem confortável e elevado nível de controle e estabilidade.
Quando trocar o amortecedor?
O correto é seguir as orientações do fabricante, porém depende muito do piso por onde se trafega e do estilo de direção. Não se pode confiar somente no prazo por quilometragem estabelecido pelo fabricante.
Quando o veículo trepida muito em oscilações da pista ou atraseira balança mais que o normalao fazer uma curva, podem ser indícios que chegou a hora da troca dos amortecedores. Ouvir ruídos quando a suspensão trabalha,ocorrer um impacto semelhante a uma batida seca ao passar por um buraco e vazamento de óleo do amortecedortambém são indícios.
O Ideal é levar o veículo a cada 10.0000 km rodados à sua oficina de confiança para verificar o correto funcionamento de toda a suspensão.