Embreagem
Entenda como funciona
De forma bem simples, a embreagem faz a ligação do motor com a caixa de marchas, que por sua vez são ligadas as rodas. Cada vez que você aciona o pedal o disco se desliga do platô e o motor não manda mais “força” para a caixa de marchas.
O kit deve ser substituído quando apresentar sinais de desgaste. O principal sintoma é a dificuldade em acioná-la. O pedal fica pesado e você tem que fazer uma certa força para acioná-lo. O veículo fica sem forças para arrancar, principalmente em subidas, muitas vezes o carro trepida, a troca de marchas se tornar um suplicio, as famosas “arranhadas” tornam-se mais frequentes.
Além disso, o conjunto emite ruídos estranhos quando o motorista pisa no pedal.
Itens da Embreagem
Rolamento
Esse item tem a função de pressionar o centro da mola-diafragma, permitindo o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.
Platô
O platô é formado pela carcaça da embreagem do carro, a placa de pressão e a mola membrana. Esse mecanismo tem a função de unir o disco de embreagem com o volante do motor, garantindo a suavidade na saída da inércia do automóvel.
Disco
O disco é o elemento responsável por interligar o motor, a transmissão e o platô, além de amortecer e reduzir o ruído e o desgaste na transmissão.
Sinais da embreagem com problemas
Pedal Duro
O motorista precisa fazer mais força do que o comum para acionar o pedal.
Patinação
Há perda de força de transmissão e o carro patina.
Trepidação
Excesso de vibração do veículo ao sair do lugar.
Dificuldade de Engate
Muita dificuldade para selecionar as marchas.