Balanceamento
O balanceamento de rodas faz parte do pacote básico de cuidados que você precisa ter com seu veículo. Assim como o alinhamento, o balanceamento está relacionado à suspensão do carro, evitando trepidações na direção e garantindo que o desgaste dos pneus seja uniforme.
O balanceamento é a compensação feita para equilibrar o conjunto de pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo nos pontos mais leves da roda.
Entre os problemas mais comuns causado pelo desbalanceamento estão o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus, a perda de tração e estabilidade e o desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.
É recomendado balancear sempre que o pneu for desmontado da roda para conserto, na instalação de um pneu novo, quando ocorrer vibração no volante, e preventivamente a cada 10 mil quilômetros rodados.
Quando é necessário fazer o balanceamento?
A periodicidade para fazer balanceamento dos pneus pode variar bastante de acordo com o quanto você usa o seu veículo, mas, via de regra, não deixe de fazer o balanceamento nas seguintes ocasiões:
Além de causar muito desconforto e insegurança ao dirigir, os efeitos da falta de balanceamento de rodas são:
Não deixe de conferir no manual do seu carro as recomendações de tempo para cada revisão e sempre procure um profissional de sua confiança ao perceber qualquer comportamento estranho por parte do veículo enquanto estiver dirigindo!
Balanceamento x Alinhamento
Estes são dois processos diferentes, que por vezes, são confundidos. Ambos são igualmente importantes para o veículo, afetando diretamente na funcionalidade do mesmo. Enquanto o balanceamento é a manutenção do equilíbrio entre o pneu e a roda, o alinhamento serve para alinhar as rodas em relação ao volante; já que elas precisam estar paralelas tanto entre si, quanto em respeito ao volante. Clique aqui e leia sobre 'Alinhamento'.
O Auto Center São Cristóvão oferece à você serviço de balanceamento computadorizado para veículos de passeio, caminhonetes e vans.