Óleo do Motor
Não vacile! A negligência de uma manutenção simples e barata como a troca do óleo do motor pode gerar grandes transtornos
O óleo do motor tem como função lubrificar e limpar. Reduz também ao mínimo o atrito e o calor gerado pelo motor. O óleo mentém a temperatura das partes móveis do motor dentro dos limites toleráveis. Isso evita desgastes prematuros.
Com o funcionamento do motor o óleo se contamina e perde sua eficiência. Isso pode comprometer a vida útil do motor.
Sendo assim o óleo e o filtro devem ser trocados periodicamente. Veja as indicações no manual do fabricante do veículo. Evite falhas no sistema de lubrificação.
Além disso, o nível do óleo deve ser verificado a cada 1.000 quilômetros rodados e antes de viagens longas.
Dicas Importante: não misture marcas diferentes de óleo
Como os produtos possuem tecnologias diferentes, para escolher o lubrificante certo para o seu carro não é recomendado misturar óleos distintos, ainda que eles tenham a mesma classificação.
Se o nível estiver muito baixo e a luz de emergência já estiver acendendo no painel, deve-se completar com o óleo que estiver disponível naquele momento.
Entretanto, assim que possível, você deve efetuar a troca de óleo e renovar com o lubrificante recomendado no manual do proprietário.
Agora que você já sabe escolher o lubrificante certo para seu carro, vale reforçar que você não deve comprar um tipo de óleo diferente daquele especificado no manual do proprietário de seu veículo.
Além de comprometer o desempenho do seu motor e causar o desgaste das peças, ele pode diminuir a vida útil de seu veículo.
Além das classificações, é importante checar o chão onde o veículo ficou estacionado para perceber possíveis vazamentos do lubrificante.