Alinhamento de Direção
Alinhamento ou geometria é o ajuste dos ângulos das rodas do veículo, de acordo com os valores estabelecidos pelos fabricantes que garantem segurança e estabilidade ao veículo e conforto ao dirigir.
Qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas fazendo com que o veículo fique com a direção “puxando” para um dos lados. O desalinhamento provoca também desgastes irregulares e prematuros dos pneus e de outras peças da suspensão, além de ocasionar o aumento no consumo de combustível.
A verificação do alinhamento é recomendável a cada 10.000 quilômetros ou quando ocorrerem fortes impactos na suspensão como: quedas em buracos, batidas em meio-fios ou quebra molas. Deve ser realizado também quando forem substituídos os pneus ou peças da suspensão.
Alinhamento convergente
É quando as rodas ficam um pouco mais fechadas na parte dianteira do que na parte traseira. Uma convergência demasiada faz com que a roda gire com um arraste lateral, semelhante ao efeito provocado ao se efetuar uma curva. O resultado é um desgaste excessivo da banda de rodagem (escamas) nas raias externas e na área do ombro do pneu.
Alinhamento divergente
É quando as rodas ficam um pouco mais fechadas na parte traseira do que na parte dianteira. A divergência provoca desgaste excessivo da banda de rodagem (escamas) nas raias internas e na área do ombro do pneu.
Cambagem
É o ajuste na inclinação da roda em relação a um plano vertical. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas.
Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo, isto é, onde tocam o chão, do que na parte de cima.
Cambagem negativa é a situação oposta, ou seja, as rodas estão mais próximas na parte de cima do que na parte de baixo. A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu.
Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.
Caster
É formado por uma linha imaginária vertical que passa pelo centro da roda, e outra linha, que passa pelo centro do pino mestre.
Ele será positivo quando a linha do pino mestre tocar o solo a frente da linha vertical, e negativo, quando ocorrer o contrário. O caster negativo diminui o esforço de direção em baixa velocidade e diminui a estabilidade em alta velocidade. O caster positivo tende a endireitar a roda quando o veículo está trafegando para a frente, e aumenta a estabilidade em linha reta.