Correia Dentada
Entenda como ela é importante...
A correia de comando, também conhecida como correia dentada, liga o eixo virabrequim ao eixo de comando de válvulas, promovendo o sincronismo e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato. Quando a correia dentada se rompe o motor para de funcionar.
E se o rompimento acontecer com o motor funcionando, existe o risco de ocorrer danos em outras peças do motor. Com a correia dentada rompida, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, bielas e o cabeçote.
Além do rompimento, outros problemas podem ocorrer no sistema da correia dentada como: desgaste ou desalinhamento das polias, correias frouxas ou com excesso de tensão e contaminação por óleo e graxa.
Quando trocar a correia?
O correto é seguir as orientações constante no manual do fabricante do veículo.
Saiba que não é possível identificar os problemas numa correia sem antes desmontar algumas partes do motor. Por isso, é necessário acompanhar a quilometragem ideal para ir até uma oficina trocar ou verificar o estado da peça.
Importante ressaltar que não só a correia deve ser substituída, mas deve-se fazer a revisão do conjunto conhecido como ‘transmissão de força’. Ele é composto também por polias e tensionadores.