Escapamento Automotivo
Saiba também sobre o “Silencioso”, que faz parte do Sistema de Escapamento
O silencioso é uma câmara dotada de várias divisões internas por onde passam os gases. Ao passar por esse percurso, as ondas sonoras do ruído perdem pressão e esse processo resulta na redução do barulho gerado pelo funcionamento do motor. Em sua composição podem estar a lã de vidro ou o basalto. Ele é uma peça componente do sistema de escapamento do veículo. Veja abaixo mais informações sobre esse importante sistema.
O sistema de escapamento do carro tem como função principal a eliminação de gases, que são gerados após a queima nos cilindros.Tem também a função de proporcionar conforto, ao deixar o barulho do motor no nível de ruído determinado pela legislação vigente, além de evitar que os gases tóxicos invadam o interior do automóvel.
Deve ser examinado a cada três meses ou 20.000 quilômetros. Nessas inspeções, os fixadores e abraçadeiras são os principais componentes a serem avaliados. No caso de uso em estradas esburacadas, trechos irregulares ou mesmo se o carro sofreu algum impacto na parte inferior, esses itens devem ser verificados.
Um fator que contribui para o rápido desgaste do escapamento é a má qualidade do combustível, principalmente a adulteração. A peça que mais sofre é o catalisador, que tem sua vida útil reduzida drasticamente.
Com o tempo de uso é natural que o sistema se deteriore, principalmente por causa da oxidação que pode ocorrer em razão da combustão do motor, que elimina água. As partes comprometidas devem de ser substituídas. Os cuidados com o escapamento contribuem para o bom rendimento e consumo do motor.
Dicas de Manutenção
Para garantir que o sistema de escapamento de carro estará sempre com sua máxima eficiência, alguns cuidados devem ser observados: