Veja os mitos desvendados sobre troca de óleo
Diga adeus aos mitos sobre a troca do óleo do motor e mantenha seu carro em perfeitas condições. Quando deve ser trocado, qual produto usar e como fazer com que o óleo melhore o desempenho do motor? Essas são apenas algumas das dúvidas que serão sanadas.
Mudar de marca danifica o motor
Mito. Todos os lubrificantes de marcas reconhecidas atendem aos requisitos de desempenho do motor. Se ocorrer uma falha, não é por causa do óleo, mas sim por problemas mecânicos ou problemas no circuito de lubrificação.
Quando o veículo é novo posso usar qualquer óleo?
Não é recomendável. Aliás, não é recomendável usar "qualquer óleo" nunca! Siga sempre as instruções do Manual do seu carro. É a melhor maneira de não errar em relação à escolha sobre qual a especificação do óleo. Entretanto, na falta de informações, é melhor utilizar um óleo multigraduado e com maior índice de aditivação (API-SL ou superior). Na dúvida, consulte o profissional que irá realizar o serviço de troca.
Quando troco de lubrificante o carro começa a vazar óleo
Mito. Isto não deve acontecer. Ao trocar o lubrificante por outro similar ou com nível de qualidade API-SG ou superior, não há problema.
Se o carro consumir mais óleo do que o normal, é devido a uma falha. Um motor em boas condições consome até 20% da capacidade do cárter.
Devo verificar o nível do óleo apenas quando atingir a quilometragem marcada para troca
Mito. É importante verificar o nível do óleo periodicamente. Sempre antes de viagens longas ou uma vez a cada duas semanas.
É um espaço de tempo ideal para detectar vazamentos e sanar o problema mais próximo ao início de sua ocorrência. Se houver alguma falha e o nível do óleo estiver abaixo do recomendado, o motor do seu carro pode sofrer vários danos.
O motor funciona perfeitamente se o óleo nunca diminui de nível
Mito. No momento indicado para realizar a troca, o nível do lubrificante deve ser medido antes da troca. Isso ajuda a entender como anda o consumo do óleo. Se o nível não tiver baixado nada, "nem um pontinho", é hora de se preocupar. É provável que o motor não esteja funcionando bem e de alguma forma o combustível está se misturando com o óleo e completando seu nível. Portanto, se o carro não consome óleo, é sinal de problema. Procure um profissional de confiança.
É preferível deixar o nível de óleo baixo do que misturar com outra marca
Mito. Quando o nível do óleo está muito baixo é preferível completar, mesmo que seja com outra marca. É muito arriscado rodar com o nível abaixo do mínimo. Os danos podem ser irreverssíveis.
Entretanto, prefira sempre baixar todo o resto de óleo que está no carter e colocar óleo novo. Assimo como em toda troca trocar também o filtro de óleo. O óleo é o sangue do motor. Isso vai garantir melhor desempenho, arrefecimento e retardar sua ida à oficina por conta de problemas no motor.
Quando o óleo assuma uma cor negra, com pouco tempo de uso, é porque já está ruim
Mito. Quando o óleo escurece, é uma demonstração de que ele está limpando o motor e cumprindo uma das funções dos lubrificantes, que é: limpar o motor graças aos seus aditivos detergentes e dispersantes que removem o carbono ou fuligem gerados pela combustão.
Um lubrificante funciona bem independentemente do estado geral do veículo
Mito. O óleo não pode funcionar bem se o carro não funcionar bem. Faça a manutenção adequada em seu veículo para que tudo esteja em ordem.
Uma boa sincronização e manutenção do sistema de refrigeração são essenciais para prolongar a vida útil do lubrificante. Além disso, lembre-se de que os filtros de óleo, ar e combustível são essenciais para garantir a máxima proteção do motor. Troque-os nos intervalos recomendados.
É necessário adicionar aditivos extras ao motor para complementar o óleo
Mito. Os óleos são desenvolvidos tecnicamente com exaustivos testes de desempenho em motores e bancos de testes de alta qualidade. Não são necessários aditivos extras; na verdade, podem gerar efeitos adversos no motor.
Não esqueça de comprar um óleo de marca reconhecida no mercado e em lugares confiáveis, com profissionais capacitados para fazer a troca.