Tudo o que você precisa saber sobre carros híbridos
O que você deve saber sobre veículos híbridos? Vantagens e desvantagens, tipos de veículos híbridos, motores, seu impacto no meio ambiente...
Os carros híbridos são uma alternativa a meio caminho entre os veículos tradicionais com motor de combustão interna e os carros elétricos. Na verdade, eles combinam o melhor de dois mundos, tanto a mobilidade 100% elétrica quanto o desempenho e autonomia de um motor térmico. Por isso, hoje vamos analisar tudo o que você precisa saber sobre veículos híbridos.
A verdade é que os veículos híbridos não são uma invenção recente. A Toyota é a marca responsável por democratizar essa tecnologia no mercado de carros de produção desde 1997, quando a primeira geração do Toyota Prius foi lançada no mercado. Agora, quase 25 anos após esse marco histórico, o veículo híbrido ganhou espaço entre a maioria das montadoras como uma solução para, aos poucos, deixar para trás os carros com motores mais tradicionais.
Vantagens e desvantagens do carro híbrido
Para entender melhor o que é um carro híbrido, vamos analisar suas principais vantagens:
- Capacidade de locomoção utilizando apenas energia elétrica graças ao seu motor e à bateria híbrida que o abastece de energia.
- Está comprovado que ajudam a reduzir o consumo de combustível e as emissões de partículas poluentes.
- Eles representam economia de custos, principalmente pela redução dos custos de combustível.
- Você nem sempre precisa conectá-los à rede elétrica. Entre os diferentes tipos de veículos híbridos (ponto que analisaremos a seguir), estão os veículos híbridos elétricos, que são equipados com sistemas de regeneração de energia por inércia ou frenagem regenerativa.
- Representam economia nos custos de manutenção, pois equipam menos componentes mecânicos e as peças sofrem menos desgaste, como é o caso do sistema de freios.
Mas eles também têm uma série de desvantagens que você deve levar em consideração antes de comprar um veículo híbrido:
- Eles tendem a ser mais caros do que carros com um motor térmico tradicional.
- Seu uso pode ser mais complexo, principalmente para quem não conhece o mundo dos carros eletrificados.
- A bateria e o motor elétrico se desgastam com o tempo e os quilômetros, o que gera altos custos de manutenção em qualquer oficina.
- Se a bateria estiver descarregada, você não poderá se mover no modo elétrico, portanto, usará gasolina, alcool ou diesel como um carro tradicional.
- Nos híbridos plug-in, você conta com um carregador para fornecer energia à bateria, o que implica em mais planejamento e um custo adicional na conta de luz se carregar o carro em casa.
Tipos de veículos híbridos
- Veículo elétrico híbrido: a bateria não é recarregada conectando-a a uma tomada convencional. O sistema de propulsão é autônomo e obtém energia por inércia, frenagem ou utilizando o motor térmico como gerador. Este tipo de veículo híbrido é o geralmente comercializado pela Toyota e Lexus.
- Veículo híbrido plug-in: requer conectar o carro a um carregador para recarregar totalmente a bateria. No entanto, eles oferecem maior autonomia no modo 100% elétrico e podem trafegar em velocidades de rodovia sem grandes problemas. Em geral, os híbridos plug-in ultrapassam pelo menos 30 quilômetros de autonomia, enquanto alguns modelos já chegam a 100 km com uma única carga. Seu consumo médio homologado é menor. Esse tipo de veículo híbrido é o utilizado pela maioria das montadoras do mercado, inclusive pela Toyota, que já oferece os dois tipos.
- Micro-hibridização ou Mild Hybrid: a hibridização suave consiste em um motor térmico que é unido por um pequeno gerador/motor elétrico acionado por correia que auxilia o motor principal em acelerações muito específicas. Sua pequena bateria permite desconectar o motor térmico para aproveitar a inércia ou melhorar a eficiência do sistema Start&Stop. No entanto, o pequeno motor elétrico não move as rodas do veículo sozinho em nenhum momento.
Impactos no meio ambiente
Um veículo híbrido tem um impacto positivo no meio ambiente. Precisamente entre suas vantagens está a redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de partículas poluentes. Por sua vez, os carros híbridos têm a capacidade de se locomover apenas com energia elétrica, o que significa reduzir os níveis de poluição sonora.
Por último, mas não menos importante, os carros híbridos também contribuem para reduzir o número de carros com motores de combustão tradicionais nas estradas. Isso significa que para cada motorista que compra um híbrido para substituir seu carro térmico, é um veículo mais antigo e mais poluente que é retirado de circulação (desde que seja sucateado). Sabemos que é uma transformação lenta e também que ela já começou. Com pequenos passos, mas já começou.