Troca de óleo e filtro
Quando pensamos na manutenção de um veículo, há vários elementos que devemos considerar. Um deles é a troca de fluídos e filtros, em especial do óleo do motor, já que se trata de um lubrificante chave para o bom funcionamento do carro, especialmente do motor. Devido a toda essa importância, preparamos esse artigo onde esclarecemos as principais dúvidas dos motoristas sobre o assunto.
Função do óleo
Antes de tudo você deve saber por quê este fluído é tão importante. A função do óleo é lubrificar as partes móveis do motor para que o atrito não as danifique, e, além disso, garante que os componentes do veículo tenham a temperatura correta. Outra função é manter o motor limpo, pois, ao passar pelo filtro, o óleo é responsável por reter aqueles elementos que podem sujar e danificar o motor.
Portanto, é importante garantir que o óleo esteja em boas condições. A melhor maneira de fazer isso é manter seus hábitos de direção em mente. Por exemplo, uma pessoa que leva o carro para o trabalho todos os dias não precisará da mesma manutenção de óleo que alguém que o usa esporadicamente nos fins de semana. Fatores como a idade do veículo ou o tipo de óleo que você usa também influenciam.
Quando devo trocar o óleo?
Essa é uma pergunta que muitos motoristas ainda se fazem. E é uma preocupação que deve ser muito levada em consideração pois, a troca adequada do óleo do motor (e também do filtro) impacta diretamente na vida útil do motor.
Entretanto, não existe uma resposta exata para esta pergunta. O que cabe é sempre o bom senso. Antes de tudo, você deve ter como guia o manual do seu veículo. Além de indicar o óleo correto para o motor, geralmente indica a quilometragem e a validade do óleo e este deve ser trocado quando uma das duas for atingida primeiro. Cada tipo de óleo tem uma média de quilometragem e validade diferentes. Ainda assim, você não deve confiar totalmente nesses números, pois servem apenas de guia. O ideal é que você mesmo faça uma verificação periódica do óleo do seu carro, preferencialmente a cada duas semanas. Como dito anteriormente, o consumo pode variar de acordo com o uso e estilo de direção de cada um. E claro, infelizmente, assim como qualquer equipamento, os carros podem apresentar defeitos e alguns deles contribuem para que o consumo de óleo aumente.
Então, para garantir que o óleo do motor está em dia, a cada duas semanas verifique o nível do óleo (o manual do seu carro indica a forma correta para fazê-lo). Você não deve olhar apenas para o nível, mas também para a cor. Se considerar que o óleo ficou muito escuro ou preto, é melhor trocá-lo, pois é um sinal de que está sujo. Lembre-se também que o óleo pode se deteriorar se o veículo ficar parado por muito tempo. Nesse caso, preste atenção especial antes de pegar no volante novamente.
Ah, olho no painel. Não ignore se a luz do óleo acender ou até mesmo piscar em alguns momentos, mesmo que rápido. Isso pode indicar algum problema, geralmente quando o nível está baixo.
O que acontece se não troco o óleo do motor no tempo certo?
Os problemas mais recorrentes que podemos encontrar se não trocarmos o óleo e os filtros do carro são os seguintes:
Ou seja, manter o óleo do carro em condições corretas não é uma manutenção tão custosa quanto pode ser a necessidade de uma intervenção no motor. Então, vale muito à pena manter óleo e filtro em dia! Ao cuidar da manutenção do seu carro você previne gastos e aumenta sua durabilidade. Opte por produtos de qualidade e excelência e que ofereçam ao seu veículo os melhores benefícios.
Outras dicas importantes
Assuntos relacionados:
Troca de óleo e filtro região dos lagos, troca de óleo e filtro Silva Jardim, troca de óleo e filtro Casimiro de Abreu, troca de óleo e filtro Araruama, óleo do motor, filtro do óleo.
Precisa trocar o óleo e o filtro do seu carro? Desconfia que está com algum problema? Fale com um de nossos especialistas. Veja qual nossa loja mais perto de você, clique aqui.