Três motivos pelos quais o ar condicionado do carro não gela como queríamos
O inverno acabou e as altas temperaturas já começam a dar sinais de que daqui pra frente vai esquentar, um prólogo do verão. Sobretudo em regiões de calor, como na região metropolitana do Rio de Janeiro. Nesse cenário escaldante, o uso do ar condicionado é uma obrigação. Não só pelo conforto mas também por uma questão de segurança. Quem se arrisca a manter os vidros abertos em pleno engarrafamento?
Mas acontece que, muitas vezes o equipamento não funciona a contento e não resfria o carro como gostaríamos. Principalmente depois de longo período de inatividade. Em seguida, explicamos três motivos pelos quais isso acontece.
Dirigir sem ar condicionado adequado durante os meses mais quentes do ano pode afetar a segurança. Não é apenas uma situação desconfortável, mas também aumenta a fadiga, o cansaço e a possibilidade de se distrair ao volante. Por isso, os especialistas recomendam que a temperatura dentro do carro varie entre 19 e 24 graus.
Existem várias razões pelas quais o ar condicionado de um carro não refrigera, impedindo uma boa climatização no habitáculo. O mais comum é a falta de gás para resfriar o ar, mas não é o único.
Por exemplo, o possível entupimento dos filtros devido à sujeira. Para evitar isso, o melhor é fazer uma manutenção adequada, limpando os filtros de vez em quando ou até mesmo substituindo-os por novos.
A sujeira também pode afetar o ventilador interno, obstruindo suas fendas e impedindo o fluxo de ar correto. Normalmente, se esse for o problema, você detectará um odor desagradável ao ligar o ar.
Outro elemento que pode ser afetado pela sujeira é o trocador externo. A acumulação de partículas e resíduos provoca o seu entupimento e aumenta a pressão do gás, o que faz com que o ar chegue ao interior à temperatura ambiente e, portanto, não arrefeça.
Aqui estão três razões pelas quais o ar condicionado do seu carro não está refrigerando.
#1 - Falta de gás em quantidade suficiente
Como dissemos, o motivo mais comum pelo qual o ar condicionado do carro não gela tem a ver com a falta de gás. Isso pode acontecer porque as tubulações estão trincadas, o radiador do sistema está danificado, o filtro de ar está sujo ou o compressor, responsável por resfriar e movimentar o ar que entra no interior do carro, está com defeito.
Se o sistema como um todo funcionar corretamente, não há necessidade de reabastecer o gás, mas se houver vazamentos, o ar condicionado esfriará cada vez menos. Nesse caso, é quando você deve prosseguir com a recarga e, se necessário, reparar eventuais vazamentos para que o circuito seja fechado novamente e funcione corretamente.
#2 - Vazamento de fluido refrigerante
Menos comum que o anterior, mas também frequente é o vazamento de fluido refrigerante. Para verificar isso, basta procurar manchas de óleo ao redor dos dutos do sistema.
Em caso de encontrar, devemos proceder à substituição dos dutos por novos.
#3 - Falha no motor elétrico
Outro motivo pode ser uma falha no motor elétrico que mistura ar quente e frio nos climatizadores de ar. Ao contrário dos carros com ar condicionado, que só recebem ar frio, os condicionadores de ar misturam ar quente com frio, dependendo da temperatura que você marca na tela.
Essa mistura é realizada graças a esse motor elétrico e, se não funcionar bem, a mistura não é feita corretamente e a sensação é de que o ar que sai das aberturas não resfria o suficiente.