Tração dianteira ou traseira? Quais desvantagens e vantagens?

Segunda-feira, 28/03/2022

Tanto a tração dianteira quanto a tração traseira têm uma série de vantagens e desvantagens que as tornam adequadas para diferentes tipos de carros. O fabricante escolherá um ou outro com base em seus objetivos, capacidades e, em muitos casos, tradição. No entanto, conhecer essas qualidades também é importante para o próprio motorista. Já que você saberá lidar melhor com o carro em muitas circunstâncias.

Claro, além da tração dianteira e traseira, há a tração total. Cujas capacidades de tração são maiores, mas que não só oferece vantagens. Vamos ver os prós e contras de cada um, para que você saiba como tirar o máximo proveito ou para escolher o carro certo.

Tração dianteira ou traseira? Quais desvantagens e vantagens? | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

Tração dianteira

É o tipo mais frequente nos automóveis de passageiros no Brasil e em muitas outras partes do mundo. Encontra-se na maioria dos carros de marcas gerais e numa parte não negligenciável dos premium. Estas são suas principais vantagens e desvantagens:

Vantagens da tração dianteira

Ter o motor no mesmo eixo das rodas motrizes requer menos elementos na transmissão. O que lhe dá duas vantagens muito importantes de uma só vez:

  • Fabricação mais barata, por necessitar de menos componentes.
  • O consumo do carro será menor por ser mais leve e por utilizar menos engrenagens.
  • Em caso de derrapagem devido à velocidade excessiva nas curvas, eles tendem a perder aderência no eixo dianteiro (subviragem). Essa saída é mais fácil de controlar do que quando o carro perde a tração traseira.

    Não é nosso caso, mas, em países com neve, os carros com tração dianteira se comportam melhor por terem a direção, a tração e a frenagem na frente. Então se um dia você estiver em um país que neva, escolha um carro de tração dianteira.

    Desvantagens da tração dianteira

    A distribuição de peso entre os eixos é mais desequilibrada em carros com tração dianteira. Algo derivado de ter o motor e a transmissão na frente. Eles tendem a estar em torno de uma distribuição de 60% na frente e 40% atrás. O que tem consequências em suas capacidades dinâmicas:

  • Maior tendência a arremessar: o nariz afunda mais na frenagem e a traseira sobe.
  • As inércias nas curvas são desiguais em ambos os eixos, por isso têm certa tendência a subvirar quando aceleram demais (virar menos do que o indicado pelo volante). Importante: Essas tendências não devem ser levadas em conta como qualidades que todos os carros de tração dianteira possuem, pois as marcas adaptam suspensões, eixos e outros componentes para equilibrar seu comportamento. Por exemplo, uma suspensão um pouco mais rígida na frente para reduzir a tendência de "arremessar" os ocupantes do veículo em uma frenagem brusca.
  • A capacidade de aceleração de um carro com tração dianteira é menor devido ao deslocamento de massa natural da carroceria. Ao acelerar o nariz tende a levantar e a traseira a afundar, então você perde tração nas rodas motrizes se acelerar muito.

    Os pneus dianteiros desgastam mais do que os traseiros. Uma desvantagem quase negligenciável, pois basta fazer o rodízio de pneus ao alterá-los. Algo que geralmente é tratado diretamente nas autocentros.

    Tração traseira

    Os carros com tração traseira geralmente são premium, embora também existam algumas marcas gerais. Embora o termo tração traseira seja o mais difundido, no mundo automotivo o termo propulsão é mais preciso. Isso porque o termo tração se refere ao ato de puxar algo, o que não condiz com um veículo movido pelas rodas traseiras, que na verdade o empurram. Estas são suas principais vantagens e desvantagens:

    Vantagens da tração traseira

    Ao contrário da tração dianteira, a aceleração de um carro com tração traseira (propulsado) pode ser melhor. O deslocamento em massa levanta o nariz, mas afunda a traseira, que é precisamente onde você tem as rodas motrizes e, portanto, onde você precisa da aderência.

    Nesse tipo de carro, o motor fica na frente e a tração fica na traseira com o consequente eixo de transmissão se estendendo para trás e o diferencial no eixo traseiro. Portanto, a distribuição de pesos pode ser mais equilibrada. Em muitas marcas chega mesmo a uma distribuição perfeita de 50%/50%. Graças a isso, alcança duas importantes vantagens dinâmicas:

  • A tendência de arremesso em carros com tração traseira é menor (lembre-se: o arremesso é a tendência de afundar o nariz durante a frenagem).
  • A inércia nas curvas nos dois eixos é muito mais uniforme, por isso tem um comportamento mais equilibrado.
  • Em técnicas de direção muito avançadas, você pode controlar para onde o carro está indo brincando com o acelerador. Ou seja, causar sobreviragem com aceleração excessiva, posicionar deliberadamente a carroceria do carro em uma direção. Apenas sem controles de estabilidade ou com muito permissivos, é claro. Nada a considerar para um motorista médio ou avançado, mas sim para profissionais.

    Desvantagens da tração traseira

    Ter o motor na frente e a tração atrás também torna a transmissão mais complexa e cara. Por isso, é encontrado com muito mais frequência em carros de passeio premium. Além disso, deve ter um túnel de transmissão, que ocupa algum espaço na cabine. Geralmente no banco traseiro central, espaço para as pernas e/ou distância ao solo.

    Tende a sobrevirar em caso de aceleração excessiva nas curvas. Uma circunstância mais difícil de controlar do que a subviragem da tração dianteira, porque ela precisa de contraviragem.

    A título de curiosidade: por ter tração na traseira e capacidade de direção e frenagem na dianteira, seu comportamento na neve é ??pior do que a tração dianteira. Além disso, é porque eles precisam de dois pares de correntes de neve.

    Novamente, essas desvantagens impostas pela física são mitigadas pelos fabricantes. Neste caso, principalmente com os controles de estabilidade, que evitarão problemas de controle com sobreviragem (sair de traseira nas curvas).

    O quanto afeta a escolha de um ou outro tipo de carro?

    Claro que, para um motorista mediano ou mesmo avançado, não deve afetar muito. Os bons ajustes eletrônicos e de chassi de hoje eliminam muitas das desvantagens citadas aqui. Embora se o que você procura é esportividade e sensações, a tração traseira continua a dominar apesar de tudo. Desde, é claro, que o carro tenha essas qualidades.

    Quero um orçamento