Será que o limitador de velocidade aumenta o consumo de combustível?
Se você já se perguntou se o veículo consome mais combustível com o controle de cruzeiro ativado, tiraremos suas dúvidas.
O controle de cruzeiro é um dos elementos "estrela" durante as viagens. Este sistema permite que o carro se mova a uma determinada velocidade por um período de tempo indefinido. A função é desativada se o motorista acionar o freio. Da mesma forma, nos veículos de última geração, é capaz de adaptar a velocidade ao carro da frente, travando automaticamente se este se aproximar e recuperando a velocidade quando há uma distância à frente.
Se você já se perguntou se o veículo consome mais combustível com o controle de cruzeiro ativado, tiraremos suas dúvidas. Embora esta resposta seja um clássico, a verdade é que depende. Por exemplo, não consumirá o mesmo se o ativarmos em uma estrada plana ou em uma ladeira muito íngreme, pois será forçado a acelerar artificialmente para manter a velocidade e, às vezes, acelerará o motor.
Não faríamos isto na condução manual, uma vez que os condutores podem prever situações que o controlo da velocidade de cruzeiro não consegue; embora os sistemas mais recentes, equipados com câmaras, possam ser mais precisos e semelhantes à condução 100% manual.
Porém, por outro lado, está comprovado que pode economizar até 10% de combustível em viagens rodoviárias, pois o motorista não pisa no acelerador, mantendo sempre uma velocidade constante, trabalhando assim o motor a um mesmo regime de giros.
Além disso, traz outras vantagens que podem ajudar a economizar combustível. O motorista fica menos cansado e ganha conforto. Por não ter que pisar no acelerador, dirigir fica mais fácil e você só precisa se concentrar em manter uma direção. Quanto menos cansaço e maior conforto, maior eficiência na condução, o que provoca menor consumo. Por outro lado, o motorista não pode se preocupar com multas por excesso de velocidade, pois desta forma poderá evitar qualquer tipo de erro.
Ainda em relação às multas, vale uma consideração. Sabemos que em alguns trechos da estrada, por uma variedade de motivos, a velocidade permitida pode ser menor. Infelizmente as vezes nos distraímos e podemos ser flagrados por um radar. Uma dica para evitar isso é viajar com o Waze ou Google Maps ligado pois eles indicam quando há um radar e qual o seu limite máximo permitido. Assim você reduz para a velocidade adequada, tem mais segurança e ainda evita multas.