Saiba como identificar os barulhos no seu carro

Sexta-feira, 17/12/2021

Roncos, batidas secas, rangidos... Saber o que cada ruído desses pode estar informando é essencial para antecipar uma visita ao mecânico e evitar que o problema se torne maior e mais caro.

Os barulhos podem indicar problemas simples e de solução caseira e até mesmo problemas mais graves. Preparamos a matéria abaixo para que você consiga identificar alguns possíveis barulhos que seu carro possa apresentar e tomar a providência correta para resolver o problema da melhor forma.

Saiba como identificar os barulhos no seu carro | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

Grilo

Geralmente os sons de grilos acontecem em duas ocasiões: quando o carro está em movimento e se escuta barulhos constantes sem saber exatamente de onde estão vindo. Nesse primeiro caso pode ser da cabine ou até mesmo por peças mal encaixadas na lataria. O ideal é levar a um lanterneiro ou até mesmo em uma oficina para avaliar de onde está vindo o barulho.

O som de grilo costuma ser emitido também pela correia dentada quando é dada a partida ou acelera. Às vezes para logo em seguida e às vezes continua. É um ruído alto, e pode também parecer que são passarinhos cantando. Nesse caso deve-se observar a validade da correia. Se estiver vencida o ideal é trocar imediatamente pois, caso ela arrebente, pode causar graves danos ao motor e gerar uma manutenção caríssima.

Caso a correia ainda esteja na validade, o ideal é tentar lubrificar a mesma com um spray ou ate mesmo vela, dessas caseiras. Caso o problema persista, o ideal é pedir ajuda a um profissional especializado.

Ronco

É um sinal que exige atenção, pois o ronco, geralmente, indica problemas nos rolamentos das rodas. Estes rolamentos são esferas de aço presas entre dois anéis e tem o objetivo de ajudar a roda girar mais facilmente. Se o rolamento não estiver funcionando bem, pode causar travamento nas rodas e dificuldades na direção, o que pode causar acidentes. Por isso é imprescindível que, ao ouvir um ruído de ronco (que não seja de um passageiro), leve seu carro a uma oficina e peça para verificar os rolamentos.

Batida seca

O som de batida seca geralmente indica problema em algum item do sistema de suspensão. O próprio amortecedor, molas, buchas e etc. São percebidos quando o carro passa por uma lombar ou irregularidades parecidas. Ao detectar esse tipo de problema, o ideal é procurar ajuda o quanto antes, para evitar desgastar mais peças do sistema de suspensão, gerar desgaste irregular nos pneus e até mesmo para manter a estabilidade e segurança ao dirigir.

Rangidos

Rangidos também geralmente indicam problemas na suspensão, sobretudo quando buchas estão ressecadas ou frouxas. Os rangidos podem vir também da lataria ou de alguma peça de dentro da cabine.

Ruído agudo na direção

Se ao virar o volante você notar um barulho agudo e dificuldade nas manobras, as chances de o problema ser na direção hidráulica são grandes, provavelmente por causa do baixo nível do fluído deste sistema. Neste caso, não adie sua visita ao mecânico, pois a dificuldade de manobrar pode levar a sérios acidentes.

Barulho agudo ao frear

Se você ouve um barulho agudo quando pisa no freio, como se alguma coisa estivesse raspando na roda quando você gira o volante, pode ser sinal de pastilhas desgastadas, finas... Sinais de que precisam ser trocadas.

No caso de serem pastilhas novas, pode significar que estão muito duras ou ainda estão se “moldando” e em breve deixarão de fazer o ruído agudo. É provável que esse ruído não demore a sumir, mas, caso contrário, leve a um mecânico e peça para fazer uma revisão no sistema de freios.

Como evitar o aparecimento de ruídos?

Se você quer evitar o aparecimento de barulhos, o ideal é que as manutenções sejam feitas em dia. Ações simples como calibrar e alinhar os pneus, trocar o óleo no momento certo e fazer revisões nos sistemas de freio e suspensão periodicamente. Esses atos de cuidado e precaução diminuem consideravelmente o aparecimento de ruídos que indicam algum problema.

Mas isso não torna seu carro livre de problemas ou ruídos. De repente uma correia dentada pode ressecar ou uma bucha pode se romper. O ideal é que você não ignore nenhum barulho que apareça de repente e sempre procure a ajuda de um profissional para fazer uma verificação.

Seu carro está emitindo ruídos e você está com dificuldades para identificar a origem? Nós podemos te ajudar. Procure uma de nossas lojas e fale com um especialista. Veja qual nossa loja mais próxima de você!
Quero um orçamento