Qual a diferença entre as gasolinas comum, aditivada e premium?
É melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada? E a gasolina premium? Que é mais cara? Acompanhe este texto rápido e entenda a diferença entre elas.
A primeira diferença que notamos é no preço. Mas, para além disso, elas se diferem também pela presença de aditivos em sua fórmula, pela octanagem e pela influência no desempenho do carro, em casos especiais.
O fato é que quando vamos abastecer com gasolina é a pergunta que mais escutamos do frentista: "Comum, Aditivada ou Premium"? Você já parou para se perguntar sobre a diferença entre elas?
Gasolina Comum
Como já citamos acima, os combustíveis se diferenciam pelos aditivos, pela octanagem e, claro, pelo preço. A gasolina comum é a mais básica e mais barata. A maior parte dos carros que roda em solo nacional funciona bem com ela. Essa gasolina é vendida com 87 octanas. A título de curiosidade, o etanol tem 110 octanas! A octanagem é o índice de resistência à detonaçã de combustíveis usados em motores de ciclo Otto.
Quanto maior a octanagem, maior será a resistência do combustível à detonação. Assim, com maior octanagem é possível que os motores operem com maiores taxas de compressão.
Aqui vale uma informação interessante. Muitos motoristas abastecem seus carros com motores de alta octanagem (que é a Gasolinas Premium - falaremos dela abaixo) esperando aumentar a potência do motor. Isso não procede. Gasolina de alta octanagem não aumenta a potência do motor, ela não deixa baixar a potência. Como assim? Se você tem um carro com motor especial de alta potência que exige gasolina de alta octanagem e não abastece com essa gasolina, o carro rodará com potência abaixo da nominal. Mas se seu carro tem motor comum, a única diferença que uma gasolina premium, de alta octanagem fará, é no seu bolso. Você vai gastar mais e a potência do seu motor não será maior por isso.
Gasolina Aditivada
Depois da gasolina comum, a aditivada é a segunda opção mais barata. Com o mesmo nível de octanagem que a comum, a gasolina aditivada se diferencia pela adição de detergentes na sua fórmula - por isso o nome "aditivada".
A gasolina aditivada é composta de detergentes e dispersantes que ajudam a manter limpo o motor do carro. Isso terá reflexo, em médio prazo, no funcionamento do veículo. Motor limpo sempre vai funcionar melhor.
Acontee que, esses aditivos ajudam a limpar o motor durante a queima do combustível, evitando que a sujeira se acumule nas câmaras de combustão, nas velas, nos bicos injetores, entre outras partes.
Mas atenção! Siga sempre as orientações da fabricante, geralmente descritas no manual do proprietário. Caso não faça nenhuma citação, abaixo daremos a melhor explicação para ajudar você a decidit entre Comum e Aditivada.
Comum x Aditivada - como escolher?
Já vimos que a octanagem das duas é igual e que a aditivada limpa o motor durante a combustão, mas... em que situação esolher uma ou outra (sem levar em consideração o preço - claro).
Segundo engenheiros (da SAE Brasil) especializados em motores ciclo Otto - a melhor escolha depende da utilização do veículo. É isso mesmo. A gasolina comum tem tempo de oxidação muito curto. Envelhece mais rápido e quando isso acontece, forma uma espécie de goma no fundo do tanque. Seu uso contínuo gera fuligem que prejudica suja os componentes já citados e prejudica o bom funcionamento do carro. Então se você vai abastecer pra rodar pouco, rodar no dia a dia ou deixar o carro parado por longo período, o ideal é utilizar a Gasolina Aditivada. Mas, se você for fazer uma viagem e sabe que vai utlizar toda a gasolina, use a Gasolina Comum. Ela tem maior autonomia e como o tanque todo vai ser utilizado, você não precisa se preocupar se ela vai envelhecer no tanque.
Agora você já sabe, se algum frentista tentar te enrolar dizendo que a Gasolina Aditivada rende mais... dê uma aula pra ele.
Gasolina Premium
Cada bandeira chama sua gasolina topo de linha (ou com maior nível de octanagem - são 91 octanas) por um nome. Nós já falamos acima sobre ela e o que é importante ressaltar aqui, é que ela é indica para motores de alta performance, pois seu maior nível de octanagem ajuda no rendimento do propulsor. Com 91 octanas, essa gasolina consegue extrair o melhor desempenho do motor.
Além da maior facilidade na queima, a premium tem ainda mais aditivos que a gasolina aditivada, também contribuindo para a limpeza do sistema de injeção.
Pronto, esperamos que tenha gostado desta esclarecedora matéria. Da próxima vez que o frentista perguntar que gasolina você vai colocar em seu carro, você saberá escolher com propriedade e não vai deixar ninguém enrolar você!