Quais ferramentas não podem faltar em um carro?
Quando um carro quebra na estrada, a opção mais fácil é chamar o seguro para enviar um caminhão de reboque. No entanto, nem todos os veículos têm seguro. A opção de chamar a assistência mecânica, embora exista, acabará por ser relativamente cara. E aqui vem a importância das ferramentas para o carro.
Acontece que a grande maioria das falhas que nosso carro pode apresentar é fácil de resolver se você tiver as ferramentas indicadas e um conhecimento básico de mecânica. Neste artigo sugerimos algumas ferramentas de carro que podem te ajudar a chegar ao seu destino.
O mais importante
Antes de apresentar as ferramentas como tal, é de vital importância que você sempre carregue o triângulo de emergência com você. O que quer que esteja errado com o seu carro, o triângulo avisará os outros motoristas que você tem um problema graças ao seu material refletivo.
Jogo de troca de pneus
Outra das ferramentas mais importantes do carro tem a ver com uma das avarias mais comuns: um pneu furado. É verdade que a maioria dos veículos vem com um kit com tudo que você precisa, é recomendado que você verifique o que está incluso e saiba como usá-lo.
Além disso, certifique-se de ter sempre o pneu substituto ou "estepe", caso contrário, a troca do pneu será impossível.
Medidor de pressão dos pneus
Também conhecido como manômetro, esta ferramenta de carro permitirá que você saiba a pressão exata de seus pneus e se eles precisam ser inflados ou têm excesso de ar.
Lembre-se que a pressão dos pneus deve ser a recomendada pelo fabricante, informações que você encontra no manual ou em um adesivo localizado na porta do motorista.
Kit ou Caixa de Ferramentas
Em geral, uma caixa ou kit de ferramentas apresenta muitas possibilidades para diferentes tipos de uso. Um carro pode ter parafusos de diferentes tamanhos e uma chave com pontas intercambiáveis ou um kit com diferentes tipos de chave, pode salvar você em um momento de emergência.
Com essas ferramentas é possível desmontar praticamente qualquer componente do carro, desde ajustar uma dobradiça ou terminais de bateria até a substituição de um sensor ou válvula.
Cabos de energia
Outro dos problemas mais comuns é que ficamos sem bateria. Em geral, isso geralmente acontece quando a bateria já está mais usada, próxima ao fim da vida útil, mas sempre pode ceder por algum descuido (deixar as luzes acesas ou uma porta mal fechada).
Por isso, não se esqueça de levar sempre os cabos para passar a corrente, pois um carro no trajeto pode lhe passar energia suficiente para chegar a um destino próximo.
Fita Isolante
O poder da fita isolante é incrível. Com sua ajuda, você poderá realizar reparos de emergência, como fixação de peças, colagem de alguns cabos ou componentes e até impermeabilização.
Faca (faca de pesca)
Pode parecer estranho carregar uma faca como ferramenta para o carro, mas é mais do que necessário em algumas ocasiões. Durante a viagem, algo pode ficar preso sob o chassi ou um objeto pode entrar nos pneus.
A faca pode ajudá-lo nessas e em muitas outras mais situações específicas.
Lanterna
Embora os smartphones venham com uma lanterna embutida, eles provavelmente serão de pouca ajuda. Além disso, lembre-se de que seu telefone acabará ficando sem bateria, então a melhor opção é levar uma lanterna no carro.
Hoje em dia, você pode encontrar ótimas lanternas de LED tanto com bateria quanto com tomada de 12 volts.
Luvas
Quando se trata de reparos, as luvas são úteis a qualquer momento. Desde a troca de um pneu até o manuseio de qualquer um dos componentes do motor, que geralmente estão quentes.
Com essas ferramentas e elementos, você poderá andar em seu carro sem problemas, pois estará sempre pronto para qualquer eventualidade. De qualquer forma, antes de partir em viagem pode visitar-nos para que o seu carro esteja em óptimas condições.
Veja também: Segurança: principais itens a serem verificados na manutenção preventiva.