Por quê os fusíveis do meu carro queimam?
Se você se pergunta por que seu os fusíveis do seu carro queimam, ao longo deste artigo daremos algumas das respostas, mas primeiro devemos saber qual é a função deles.
Fusíveis são peças que são responsáveis por proteger o sistema elétrico do seu carro.
Sua principal função, como o próprio nome sugere, é derreter quando ocorre uma sobretensão, evitando assim que alguns sistemas sejam afetados.
Além disso, os fusíveis são classificados com a função de amperes, que nada mais é do que a unidade de medida da corrente energética.
Por outro lado, deve-se levar em consideração que quanto maior a potência da unidade a ser protegida, maior deve ser a intensidade para suportar o fusível.
Como são os fusíveis?
Para identificar visualmente um fusível, você notará que são peças metálicas revestidas de plástico com cores vivas.
Por outro lado, esses fusíveis vêm com um número marcado que mostra a que amperagem eles resistem, alguns exemplos são:
- Laranjados: estes têm 5 amperes e geralmente são usados para o sensor de estacionamento do carro, buzina e alarme.
- Vermelhos: são de 10 amperes e são responsáveis pelo fornecimento do sistema de iluminação, travamento central e dispositivos multimídia.
- Azuis: contam com 15 amperes e são ideais para a bomba de combustível, limpadores de para-brisa e luzes de freio.
- Amarelos: eles são de 20 amperes e são usados para teto solar, isqueiro e se os bancos tiverem aquecimento.
- Transparentes: os incolores são 35 amperes. Âmbar 40. Verde 30. Estes são usados para o sistema de ar condicionado e o motor de arranque.
Como saber se um fusível está queimado
Para saber se um fusível está queimado, basta seguir alguns conselhos úteis, como:
- Como primeiro passo, devemos verificar a caixa de fusíveis do veículo, sua localização depende do tipo de carro.
- Depois de encontrar o fusível danificado, remova-o com uma pinça da caixa e verifique se há áreas descoloridas ou filamentos quebrados.
- Finalmente, substitua o fusível queimado por um novo, este deve ter os mesmos amperes que o de fábrica.
Além do que foi explicado anteriormente, também podemos fazer essa verificação com um dispositivo chamado multímetro com os seguintes passos:
- A primeira coisa a fazer é remover o fusível que queremos verificar e tocar os sensores com o multímetro na ponta do terminal do fusível.
- Se o resultado estiver entre 0 e 5 ohms, significa que o fusível está bom, pelo contrário, se o valor for maior, pode ser que esteja parcialmente queimado.
O recomendado nesses casos é levar seu carro para uma revisão o quanto antes e evitar a troca constante de fusíveis.
Como evitar que os fusíveis queimem?
Se alguma vez um fusível fundiu ou queimou, por exemplo, no sistema de iluminação interna do veículo, você o troca e na semana seguinte acontece a mesma coisa, atenção especial deve ser dada. O problema aqui não é com o fusível, mas sim que algo no sistema de iluminação está causando um curto-circuito. A chance de seu carro estar com um problema no sistema elétrico é grande. Nesse caso, aconselhamos buscar ajuda com um eletricista de autos de confiança.