Planeje-se: revise seu carro antes de pegar a estrada
Daqui a pouco é Novembro. Isso significa que o ano está acabando. Daqui pra frente, o tempo vai voar! Principalmente porque teremos uma Copa do Mundo no meio do caminho. Isso significa que o final do ano está logo ali e com ele, para muita gente, o período de viagens e férias.
Nosso objetivo com esse texto é conscientizar você que já deve ir se planejando, tanto no seu tempo quanto financeiramente, para levar seu carro a um autocenter antes de colocar o pé na estrada, ou melhor, as rodas na estrada.
Aconselhamos que você faça uma revisão completa, sobretudo no sistema de suspensão. A precaução tem motivos importantes. Pode não só livrar de uma boa dor de cabeça durante a viagem, caso algo dê errado, como também garantir a segurança de todos dentro e fora do carro no decorrer da viagem. A suspensão é um dos componentes mais importantes, pois é quem controla a movimentação da carroceria com o carro andando e garante a segurança da viagem.
A suspensão vai dando sinais de que precisa de reparos ao longo do tempo. Salvo colisões ou pancadas fortes, os componentes tem desgaste gradual e perceptível, e os sintomas são vários.
Pode ser um rangido, uma puxada na direção ou mesmo pneus com desgaste irregular. A suspensão, a exemplo da maioria dos sistemas dos automóveis, normalmente não costuma guardar para si possíveis problemas. Ela sempre vai encontrar alguma forma de denunciá-los. Cabe ao motorista ficar atento para entender esses sinais, e providenciar o reparo antes que a situação piore.
Sinais de desgaste
O sinal mais comum de que algo não vai bem são os ruídos, que podem ser gerados por folga nas buchas de bandeja e nos terminais. Mas é preciso ficar atento a desgaste irregular dos pneus. Em condições normais, eles devem manter o desenho da banda de rodagem (a que tem contato com o solo) uniforme ao longo da vida.
Caso um lado esteja perdendo mais borracha que o outro (o que é notado pela perda do desenho dos sulcos), é sinal de que há problema de regulagem de geometria (alinhamento ou câmber, por exemplo).
A revisão do sistema está prevista no manual de manutenção do veículo. O ideal é verificar o conjunto a cada 10 mil ou 15 mil km. O alinhamento da direção e o balanceamento das rodas também devem ser conferidos.
Os pneus
É difícil apontar uma peça no carro que seja mais importante que outra. Se você parar para pensar, um carro é um sistema complexo onde tudo trabalha em harmonia. Uma peça que custa poucos Reais, se falhar, pode comprometer o funcionamento de tudo.
Entretanto, os pneus não são um componente qualquer. São eles as únicas partes do carro que estão em contato com o solo - pelo menos deveria ser assim. Por isso merecem atenção especial. Um carro com calibragem de mais ou de menos, pode sim causar acidentes gravíssimos! Veja esse teste feito pelo AutoEsporte, você vai se surpreender: Dicas de Calibragem dos Pneus
Se pneus com calibragem incorreta podem causar acidentes (e aumentar o consumo do tão caro combustível), imagina pneus carecas? Portanto, por questão de segurança e depois de economia, revise também seus pneus. Ademais, pneus com desgaste irregular podem danificar componentes da suspensão, elevando custos de manutenção.
Pra você lembrar de nós
Essa última dica é pra você lembrar de nós, esperamos que de forma positiva, pois é relativa a uma situação que sempre acontece.
Da série "Eu nem sabia que você estava aí", vamos falar dos limpadores de para-brisa. É o caso de um componente que custa poucos Reais mas, que se não tiver em bom estado, vai te aborrecer bastante. E na maioria das vezes, nós só lembramos de trocá-lo quando bate aquela chuva, junto com lama ou poeira e compromete nossa visão ao dirigir, gerando grande desconforto.
Então, não se sujeite a passar por esse infortúnio. Antes de pegar a estrada, revise também o limpador de para-brisa.