Pivô da Suspensão
Também conhecido por "Pinos Esféricos"
O pivô da suspensão é importantíssimo para o correto do funcionamento do sistema de suspensão do carro. A sua função é a de realizar a ligação do chassi e carroceria com o telescópio, manga de eixo e cubo de roda. Durante a aceleração, frenagem e curvas, o pivô da suspensão suporta muito peso e recebe muita força. Ele permite que haja a direção do carro, fazendo com que a coluna gire em seu próprio eixo.
Também conhecido por pinos esféricos, devem ser observados a cada manutenção do veículo, pois caso apresentem folgas, podem até mesmo ocasionar a queda da roda. Caso o pivô quebre, haverá desligamento do cubo de roda e suspensão.
A manutenção do pivô da suspensão deve ser realizada de acordo com o tempo especificado pelo fabricante no manual do veículo, mas caso o condutor trafegue muito em pistas esburacadas, fazendas, pistas não-planas e obstáculos, deve ficar atento e realizar a manutenção em intervalos menores de tempo, já que manobras bruscas e desníveis de pista podem afetar a durabilidade do sistema de suspensão.
Em alguns modelos o pivô da suspensão está soldado junto com a bandeja da suspensão. Neste caso é mais difícil realizar a troca de apenas um pivô, sendo indicado substituir a bandeja inteira.
Atenção com a revisão
É de extrema importância fazer uma revisão preventiva nos componentes a cada 10.000 km. Em geral a suspensão tem em comuns alguns componentes como molas, amortecedores, bandejas, buchas, braços, pivôs, terminais e batentes. Alguns componentes são prejudicados em sua vida útil devido à exposição a características muito mais severas que são encontradas em nossas vias de rodagem.
Embora os projetos sejam padronizados para que sejam cada vez mais reais hoje em dia estes testes já são adaptados para as condições brasileiras.