Peças do motor que dão mais problema

Sexta-feira, 01/04/2022

O motor de um veículo é composto de inúmeras peças. Algumas podem durar toda a vida útil do carro. No entanto, outras são mais suscetíveis a falhas. Neste texto, mostraremos quais são as avarias mais comuns dos diferentes tipos de motores e quais peças estão envolvidas. Mas primeiro, vejamos as principais partes do motor, tanto para os modelos de combustão quanto para os elétricos.

Principais partes do motor

As partes de um motor podem ser diferentes dependendo se este for à combustão (o que é mais próximo à nossa realidade atualmente) ou se for um carro elétrico.

Dito isso, as principais partes de um motor à combustão são as seguintes:

Peças do motor que dão mais problema | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu
  • Bloco do motor. Peça sólida que integra os cilindros, onde ocorre a combustão graças à dosagem de combustível regulada pelos injetores. Por sua vez, estes são alimentados pela bomba de combustível.
  • Cabeçote. Sela o motor na parte superior (junta do cabeçote) e suporta a força das explosões nos cilindros.
  • Cárter. Tanque recipiente para óleo lubrificante do motor. Aparafusa-se sob o bloco do motor e protege-o.
  • Virabrequim. Juntamente com as bielas e os pistões, é uma das partes do motor que transforma o movimento de subida e descida em movimento de rotação.
  • Válvulas As válvulas de admissão regulam a entrada de ar e combustível para os cilindros e as válvulas de escape controlam a expulsão de gases para o escape. Estes componentes são coordenados pela árvore de cames, que é sincronizada com a cambota graças à correia dentada.
  • Velas. Estas são encontrados apenas em motores a gasolina e causam a faísca que gera a explosão.
  • Central eletrônica. A central gerencia o funcionamento do motor.
  • Bomba de combustível. Este é o componente que fornece a pressão correta de combustível para os injetores.
  • As principais partes de um motor elétrico são estas:

  • Carregador de Bordo. Esta peça transforma a corrente alternada, absorvida nas estações de carregamento, em corrente contínua para que se acumule na bateria.
  • Conversor. O conversor transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada a pedido do motor e vice-versa. Se o motor desacelerar, ele converte a energia CA em energia CC (modo de recuperação da bateria).
  • Propulsor. Esta parte do motor converte energia elétrica em movimento rotacional ou transforma o movimento em energia graças ao modo de recuperação da bateria. O acionamento consiste em um estator (fixo) incluindo um enrolamento. Este, ao receber corrente, forma um campo magnético que gira o rotor (móvel) e gira as rodas do veículo.
  • Problemas mais comuns nos motores

    O motor é um componente que pode causar problemas devido ao grande número de peças que o compõe e sua complexidade. A seguir, informamos algumas das avarias mais frequentes e quais são as partes do motor envolvidas:

    Junta do cabeçote. É uma das avarias mais comuns e geralmente se deve ao superaquecimento do motor, que expõe a peça a temperaturas excessivas. Sua substituição requer também a troca dos parafusos do cabeçote. Além disso, recomenda-se a substituição da correia dentada, da correia de acessórios e da bomba de água.

    Ruptura da correia dentada. Esta parte do motor é muito sensível a temperaturas extremas e a má montagem ou desgaste excessivo pode causar a sua quebra. A substituição é normalmente recomendada entre 80.000 e 130.000 quilômetros.

    Rompimento do cárter. O cárter pode quebrar ou rachar devido a choques externos, mudanças bruscas de temperatura ou aperto inadequado dos parafusos de fixação. Durante a substituição ou reparo do cárter, é recomendável verificar se o filtro de óleo e o bujão de drenagem estão em boas condições.

    Central eletrônica. Esta unidade de controle é um componente eletrônico cuja falha pode exigir a reprogramação ou, no pior dos casos, a substituição de toda esta parte do motor.

    Problema nos bicos injetores. Os injetores são uma parte muito sensível do motor. Normalmente, sua falha está ligada ao combustível de má qualidade ou à presença de partículas que entopem o circuito.

    Problema na bomba de combustível. Este componente trabalha com pressões muito altas. Assim como os injetores, é muito sensível e pode ser afetado por combustível de baixa qualidade, pela presença de sujeira ou umidade no circuito ou por uma falha elétrica.

    No caso de motores elétricos, as avarias são mínimas. São unidades mecanicamente mais simples (menos peças e atrito mínimo) e, além disso, não são expostas a altas temperaturas. Tampouco possuem sistemas antipoluição complexos. Suas avarias concentram-se principalmente em falhas nas baterias ou nas unidades de carregamento:

    Avaria na bateria: Essa falha geralmente consiste em danos às células substituíveis. Unidades com sistemas de resfriamento de bateria que possuem acumuladores resfriados a líquido apresentam menos falhas do que aquelas com sistemas resfriados a ar.

    Quebra na unidade de carga: A tomada de carga é uma parte muito sensível do motor e um erro de manuseio pode causar a quebra da trava de segurança.

    Conclusão

    Agora que você já sabe quais peças do motor tem maior probabilidade de apresentar problemas, aconselhamos que você sempre faça manutenções preventiva no momento certo. Leve sempre seu carro para fazer revisões e fique atento às instruções do manual do seu veículo. Ali está o seu melhor guia para saber quando fazer as manutenções corretamente. Óleo de motor, filtros e líquido de arrefecimento são cuidados primordiais para manter uma boa saúde do motor e seus componentes. Em caso de alguma dúvida, envia um Whats pra nossa equipe e peça ajuda!

    Quero um orçamento