Pastilha de Freio
Como funciona e quando trocar
Presente em duas ou quatro rodas, dependendo do veículo, as pastilhas defreio estão na ponta do sistema de freio e são as principais responsáveis por seu carro parar com segurança. Essas peças promovem a frenagem do carro, ao atritarem com o disco de freio.
Um carro que ande muito na cidade, enfrenta engarrafamentos, cruzamentos, sinais fechados e muitas outras situações que forcem uma parada repentina, irá trocar a pastilha de freio em um tempo mais curto. Geralmente com 5 mil Km. Carros que rodam mais em estradas, tendem a gastar a pastilha mais lentamente.
Contudo, é importante sempre verificar o manual do proprietário e observar as indicações feitas pela montadora. É importante também na hora da revisão do veículo verificar o sistema de freio completo para evitar surpresas inesperadas.
Sintomas de que as pastilhas estão no fim
Ruídos incomuns na hora da frenagem podem ser sinal de que o desgaste das pastilhas é muito grande e que já está chegando ao disco. Caso você ouça um ruído metálico quando frear o carro é uma indicação para a troca da pastilha. Caso isso aconteça, o disco de freio pode sofrer sérios danos levando a substituição do mesmo. Isso depende do estado e da medição que o paquímetro acusar.
Geralmente, a espessura mínima aceitável é de 2mm.
Atenção!
Existem muitos casos de freio ineficaz ou muito barulhento por uso indevido dos discos. Cada carro tem sua especificação e é preciso respeitá-la, sem exceções. Alguns veículos pedem discos ventilados, enquanto em outros, as montadoras definem o uso de discos sólidos. Se tiver com dúvidas, consulte um de nossos profissionais.