Para que serve o Controle de Tração? Ele aumenta o consumo de combustível?
O Controle de Tração, também conhecido como ASR ("Anti Slip-Regulation" - em inglês), que em tradução livre é algo como "Regulação Antiderrapante" - é um controle de tração que evita que as rodas do carro girem incontrolavelmente ao acelerar em superfícies com baixa aderência.
Sabe-se que o primeiro controle de tração surgiu em 1986 graças ao trabalho da Bosch e da Mercedes-Benz, que foi a primeira montadora a incorporar este sistema em seus veículos.
A título de informação, sabemos que esse sistema, também chamado em alguns locais de TCS, da sigla em inglês "Traction Control System", tem como função controlar uma série de mecanismos para que o automóvel não perca o controle por excesso ou falta de tração.
Os sistemas de controle de tração em veículos são projetados principalmente para melhorar a estabilidade e o controle do veículo, evitando o giro indevido das rodas durante a aceleração. Embora o controlo de tracção em si não afete diretamente o consumo de combustível, pode afetar indiretamente a eficiência de combustível em determinadas situações.
Como funciona o controle de tração?
Os sensores de rotação das rodas do ABS informam o ABS e a unidade de controle do motor, detectando quando as rodas motrizes estão girando mais rápido do que as rodas não motrizes. Por se tratar de um sistema que previne possíveis acidentes eliminando acidentes de roda, o ASR está incluído nos sistemas de segurança ativa do automóvel, entendidos como aqueles destinados a evitar acidentes.
O ASR atua apenas nas rodas motrizes, freando-as ou impedindo-as de acelerar. O sistema de controlo de tracção ASR é um sistema de segurança que visa obter a máxima tracção e aderência do automóvel, tanto na aceleração como na frenagem, garantindo assim a máxima estabilidade do automóvel.
O ASR controla a potência do motor fornecida pelo acelerador, evitando a patinagem das rodas em acelerações excessivas e melhorando o desempenho do sistema de frenagem em caso de superfícies escorregadias ou muito escorregadias.
O ASR pode, para o seu correto funcionamento, cancelar ou retardar a faísca de ignição em um ou mais cilindros, reduzir a injeção de combustível ou frear a roda que não possui aderência.
Para que é usado o controle de tração em um carro?
A função de controle de tração é utilizada para eliminar derrapagens, para que as rodas não deslizem em caso de terreno molhado ou com neve.
O controle de tração não desperdiça mais combustível, pois o controle de tração só fica ativo se o carro começar a derrapar.
Embora o controle de tração trabalhe em conjunto com o controle de estabilidade e o sistema de freios ABS, nem sempre eles estão juntos nos equipamentos de um veículo, por isso é importante revisar a ficha técnica do veículo antes de adquiri-lo.
Em estradas, o controle de tração tem sido tradicionalmente um aspecto de segurança para carros de alto desempenho, que precisam ser acelerados com muita sensibilidade para evitar a patinagem das rodas, especialmente em estradas molhadas ou com neve.
Nos últimos anos, os sistemas de controle de tração tornaram-se rapidamente um sistema instalado em todos os tipos de veículos devido aos seus benefícios de segurança.
O Controle de Tração aumenta o consumo de combustível?
Não, mas desligá-lo pode fazer o carro gastar mais. Essa impressão ocorre porque, quando os sensores do sistema detectam que os pneus movimentados pelo motor não têm aderência com o solo, a aceleração é cortada e retomada em um processo feito em milésimos de segundo.
Isso faz com que o carro não acelere de forma plena (já que os pneus estão escorregando) e o motorista instintivamente pisa mais fundo no acelerador para compensar, dando a sensação que o carro está consumindo mais. Quando são feitos esses cortes, porém, o motor para de queimar combustível, mesmo com o acelerador acionado.
Por outro lado, se o controle de tração é desligado, o carro pode desperdiçar energia quando os pneus giram em falso sobre o piso escorregadio, consumindo combustível extra neste processo.