Para que serve a bucha da bandeja de suspensão?
Assim como amortecedores e molas, peças mais "famosas" no sistema de suspensão, a bucha da bandeja é fundamental para o bom funcionamento do carro. Abaixo explicaremos sua função e em que momento deve ser substituída.
Para que serve a bucha da bandeja?
Antes de entender a função das buchas, é importante entender qual a tarefa desempenhada pela bandeja de suspensão.
A bandeja (também chamada de braço oscilante) é um componente do Sistema de Suspensão dos veículos. Ela liga a roda do carro ao chassi, determina o alinhamento das rodas, suporta forças laterais nas curvas e controla o movimento das rodas em arranques e frenagens.
Mas e as buchas da bandeja?
Pelo fato da bandeja ser um componente de ligação com outros componentes e estar em movimento constante, a bucha atua exatamente nestas ligações, para tornar a junção da bandeja com outros componentes mais suave, eliminando o ruído do atrito das peças metálicas, transferindo mais conforto aos passageiros do carro.
Outra função importante da bucha da bandeja, é garantir que as rodas fiquem em um posicionamento ideal no chão, possibilitando maior controle de direção.
As buchas variam muito de preço dependendo do modelo do seu carro, mas geralmente são peças e serviço de manutenção de baixo custo diante de sua vital importância para o sistema de manutenção. Se a bucha da bandeja apresentar algum problema, deve ser substituída imediatamente. Quando antes melhor pois seu mal funcionamento pode ocasionar problemas em outros componentes da suspensão que custam mais caro, como a bandeja, por exemplo, para além de evitar acidentes e garantir o conforto dos ocupantes do carro.
Importante ressaltar: não faça "economia porca". Se apenas uma bucha ou par de buchas apresentar problema, troque todas. Por mais que ainda não apresentem problemas, elas não tem a mesma eficiência das buchas novas e tendem a sobrecarregar as buchas novas, diminuindo sua vida útil. Ademais, é bem provável que as buchas antigas estejam perto de dar problema, o que fará com que você tenha os custos do serviço da troca outra vez. Isso inclui o alinhamento.
Quando fazer a troca dos componentes?
Não existe tempo específico. A balança, por exemplo, é um componente muito durável. Mas não é inquebrável. Durante seu uso recebe muitos impactos e sofrer desgaste prematuro.
Atenção especial às buchas, pois é a primeira peça a se deteriorar, devido à sua função de suportar o atrito da bandeja com os demais componentes. Sua ineficiência gera ruídos e folgas. É comum se buchas ou bandejas apresentarem danos estruturais, afinal, a bandeja é a parte da suspensão mais exposta e próxima ao solo e absorve todos os impactos recebidos pela roda.
As buchas são mais sensíveis, as borrachas ressecam pela ação do tempo, variações de temperatura e condições de uso. Podem se deformar e colocar em risco o bom funcionamento de todo o conjunto. Folgas e rasgos são muito comuns.
De maneira geral, todo o conjunto de suspensão costuma durar entre 50 e 70 mil quilômetros. Mas, devido às péssimas condições da maioria das vias brasileiras é indicado fazer uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados, para evitar que problemas pequenos se agravem e deteriorem outros componentes prematuramente. Prevenir, é a melhor maneira de evitar problemas em momentos inoportunos e aumentar a vida útil do sistema de uma maneira geral.
Se você detectou algum dos sintomas relatados nesse artigo, não demore a procurar ajuda. Quanto antes você se prevenir é melhor e mais barato. Faça uma revisão. Fale com um de nossos especialistas e saiba como melhor podemos ajudar. Estamos no mercado automotivo desde 1983. Veja qual nossa loja mais perto de você, clique aqui.