O que pode fazer o motor do carro travar?

Sexta-feira, 06/01/2023

Por que um motor pode travar e como evitar que isso aconteça. Separamos algumas dicas importantes abaixo.

Tanto nos carros novos como nos antigos, é uma das avarias mais temidas. Então acompanhe até o final pois vamos lhe ensinar a prevenir os danos mecânicos e consequentemente econômicos.

Chamamos de “engripamento” quando as partes móveis de uma máquina se esfregam umas nas outras e são danificadas pelo desgaste gerado pelo atrito. Em um motor térmico convencional, por exemplo, os pistões são protegidos por uma película de óleo lubrificante cujo objetivo é evitar isso. No entanto, as coisas podem não acontecer como deveriam...

Se o sistema falhar e os pistões roçarem nas paredes do cilindro, é normal que o dano seja extenso e a falha difícil e cara de reparar. Muitas vezes o conserto nem vale a pena.

Apesar dos grandes avanços tecnológicos que equipam os carros atuais, nenhum deles está vacinado contra o desastre de um engripamento ou algo do tipo. Então é sempre bom entender o que pode causar esse dano e como evitá-lo.

O que pode fazer o motor do carro travar? | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

Partida a frio

Não é muito uma situação de países tropicais, principalmente em regiões mais quentes. Mas dar a partida no carro em locais muito frios é sempre complicado. Caso esteja nessas condições, procure estacionar o carro em lugares cobertos e o mais longe possível do frio. Não há mais nada a fazer do que cruzar os dedos e torcer para que o frio não atrapalhe a ignição e o funcionamento do motor.

Não acelere ao virar a chave

Um dos erros mais frequentes é acompanhar o momento da partida com aceleração “para que o motor aqueça o mais rápido possível”. Embora nos carros antigos com carburação fosse quase necessário pisar no acelerador para umedecer o carburador (e retirar o motor de arranque/afogador para enriquecer a mistura gasolina-ar) antes mesmo de girar a chave de ignição, então e agora o carro precisa de seu tempo para atingir sua temperatura ideal de trabalho.

Cuidado com a lubrificação

Se quisermos continuar respondendo à pergunta de por que um motor pode engripar e como evitá-lo, é hora de focar no óleo lubrificante, que deve estar em sua melhor forma.

Para isso, a primeira coisa a fazer é verificar se o nível está correto no cárter onde ele está armazenado (na parte inferior do motor, embaixo do cabeçote.

Você tem que verificar na haste se está entre o mínimo e o máximo (mais próximo deste segundo valor). Faça isso a cada 15 dias no máximo e antes ou depois de fazer uma viagem longa. E quando chegar lá, lembre-se que é preciso verificar o óleo em terreno plano e com o motor frio.

Evite completar o óleo, como oferecem erroneamente nos postos de gasolina. Se o nível estiver baixo, você deve levar a um mecânico para verificar o motivo da baixa. O ideal é trocar todo o óleo, para evitar que o óleo usado contamine o novo e trabalhe de forma ineficiente. Utilize o óleo correto, indicado pelo fabricante.

Vazamentos

Se detectar muitos pingos estranhos nas juntas, bujões, vedações ou na própria vareta (cuidado ao recolocá-la no lugar, ela deve estar bem fechada) ou manchas de óleo, cuidado: o nível do lubrificante pode cair muito mais cedo que o esperado.

Fumaça azulada

Se sair pelo escapamento uma grande quantidade de fumaça azulada, com cheiro de fritura, é normal que as proporções de combustível, óleo, estejam queimando mal no motor... Dirija-se a uma oficina antes que seja tarde.

Qualidade do óleo

O produto que você usa deve ser adequado ao seu modelo e ao uso que você fará dele. E também, de boa qualidade. A desvantagem é que nada disso funciona se estiver vencido, porque os óleos também envelhecem e os especialistas recomendam que sejam trocados completamente a cada 2 ou 3 anos.

Filtro

Quando proceder à substituição completa do óleo, não se esqueça do filtro de óleo, ou a operação não valerá nada. Nesse momento, também podem ser trocados o parafuso de drenagem do cárter e sua arruela, caso não esteja vedando bem.

Bomba de óleo

Isso é mais difícil de testar, a menos que seu carro seja um carro esportivo clássico e tenha um medidor de pressão de óleo. Se a bomba começar a fazer mal o seu trabalho, o sistema de lubrificação sofrerá de forma alarmante e tudo poderá acabar no motor travando e não há como evitar.

Última dica

Ao ligar o carro, sempre verifique o indicador de óleo. Se este acender, indicamos que não ande com o carro. O ideal é chamar um guincho ou mecânico. Se a luz acender enquanto você estiver dirigindo e isso vier acompanhado de um ruído, pare o carro imediatamente em lugar seguro e desligue o motor. Não o ligue novamente, chame um guincho e leve a uma oficina. Caso você insista em manter o motor ligado, são grandes as chances de inutilizar o motor, pois esse pode fundir, trincar ou empenar. É o pior que pode acontecer com o motor do seu carro, que ficará inutilizado.

Quero um orçamento