Muito calor, pouca sombra. Como resfriar rapidamente a cabine do seu carro
A pergunta da vez: como baixar a temperatura da cabine do carro rapidamente?
Raro é o motorista que nunca deixou o carro estacionado ao ar livre em um dia quente e que, ao retornar e entrar no carro, se encontra em uma cabine que mais parece o inferno. Na Internet você encontra dezenas de soluções diferentes para refrescar, em pouco tempo, o habitáculo de um carro que passou muitas horas ao sol sem qualquer tipo de proteção, além daquela oferecida pela carroceria e vidros. No post de hoje, trazemos uma dica um pouco diferente e que pode ser muito eficaz. Acompanhe até o final, valerá a pena e te salvará do calorão.
O que normalmente é definido como um “truque” nada mais é do que bom senso e aplicação de dinâmica de fluidos brincando com as possibilidades oferecidas pelo interior de um veículo. Em essência, tudo se resume à criação de um grande fole que retém o ar “frio” de fora e empurra para fora o ar mais quente de dentro.
Obviamente, esta admissão e expulsão, que cria uma diferença de pressão e, portanto, uma corrente, só é possível se houver uma entrada, uma saída e um movimento que devemos ter o cuidado de gerar . No entanto, existem ações adicionais, também rápidas e simples, para aumentar a eficácia de um processo que todos deveríamos conhecer pois isso pode nos salvar durante as ondas de calor ou em dias de verão escaldande, como acontece no Rio de Janeiro, por exemplo.
Ventilar o carro: um remédio que, bem aplicado, permite baixá-lo mais de 10 graus em menos de um minuto
A solução que propomos consiste em baixar completamente o vidro do condutor e depois abrir e fechar várias vezes a porta oposta , ou seja, a porta do passageiro ou do copiloto. Isto facilita a reciclagem do ar da cabine , forçando a sua renovação com um ar relativamente mais frio. Mais simples, impossível.
De acordo com estudos existentes, a aplicação deste remédio durante 60 segundos resulta numa redução média da temperatura interna de 10 graus Celsius. Porém, uma eficiência ainda maior pode ser alcançada se você também colocar um guarda-sol atrás do para-brisa antes de sair do veículo e, ao retornar, ligar o motor para ligar o ventilador ou o ar condicionado. Recomenda-se que isso seja feito de forma suave, progressiva e sempre direcionando o fluxo de ar para cima (teto).