Motor de arranque. O que é e como identificar falhas

Sexta-feira, 29/04/2022

Existem muitos elementos que compõem o nosso carro e que não conhecemos. Essa falta de conhecimento pode nos prejudicar ao detectar uma falha que pode afetar outros componentes do nosso veículo.

Um desses elementos é o motor de arranque (ou motor de partida), peça fundamental que, como o próprio nome indica, permite que seu carro comece a andar. Vamos saber mais sobre essa peça!

O que é o motor de arranque?

O motor de arranque se encarrega da partida, ignição e posterior movimentação do veículo através do reverso da resistência inicial dos componentes do motor na partida.

Motor de arranque. O que é e como identificar falhas | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

Além disso, sua função é transformar a energia elétrica fornecida pela bateria do carro em energia cinética, isso faz com que o motor de combustão interna funcione sozinho quando você gira a chave uma vez, até decidir desligá-lo.

Como saber se o motor de arranque do meu carro está com defeito?

Se ao virar a chave do seu carro você perceber que é difícil dar partida e ouvir ruídos metálicos ou um baque seco ao frear, além de um cheiro peculiar de queimado, o motor de partida definitivamente está com defeito e você provavelmente deve substituí-lo.

Agora, qual é o erro? Existem vários motivos que respondem a essa pergunta, mas vamos começar dizendo que, como muitas outras partes do seu carro, pode ser devido ao desgaste ou porque seu ciclo de vida chegou ao fim.

Além disso, pode ser devido a uma das falhas mais comuns, como o atrito das escovas, que se desgastam completamente a cada 150.000 a 200.000 km. Isso, obviamente, requer substituição imediata.

Por outro lado, pode ser encontrada uma falha no solenóide, que, como no caso das escovas, deve ser substituído imediatamente.

Para evitar essas falhas ou qualquer outra complicação, leve seu carro para um check-up com profissionais altamente treinados.

Quero um orçamento