Molas Automotivas
Qual sua função e como saber se ainda estão boas?
As molas fazem a ligação da parte estrutural do veículo (chassis) à carroceria e são responsáveis por absorver os impactos sofridos pelas rodas. Seu trabalho se inicia no momento de sua instalação, permanecendo acionadas pelo peso da carroceria, mesmo com o veículo parado e sem carga, ou seja, são as molas que sustentam todo o peso suspenso do veículo.
Essas peças são extremamente importantes para a preservação da integridade do veículo. Por essa razão, é preciso uma atenta manutenção delas. A troca é indicada após 40 mil quilômetros rodados.
A manutenção
Conhecer o real estado de molas e amortecedores é bastante complicado. Balançar o veículo na altura dos para-malas com as mãos nem sempre dá a resposta que o proprietário ou pretendente à dono deseja, pois não se sabe exatamente a resistência do conjunto ao movimento em cada carro. O teste verifica se a suspensão continua subindo ou descendo após tirar as mãos.
No entanto, é necessário uma investigação maior para saber em que pé anda a suspensão do automóvel. O conjunto de suspensão parece simples, mas não é.
Uma volta rápida no veículo pode indicar que as coisas não andam boas. Oscilações exageradas em curvas, perda de estabilidade, balanço em acelerações e frenagens ou saltitar do veículo durante a condução podem denunciar problemas, assim como vibrações, ruídos e batidas secas. A verificação do estado dos pneus e desgaste excessivo de componentes da suspensão também indica isso.
Outros indicativos de que as molas da suspensão não estão em bom estado:
Na dúvida, não pense duas vezes, traga seu veículo para fazermos uma avaliação.