Michelin Utpis - pneus que não furam e nem esvaziam
No futuro (no curto prazo), muitos carros serão elétricos e terão um certo nível de autonomia. Mas como serão suas rodas? Além de serem sustentáveis, pretendem ser resistentes. A prova: o Michelin Uptis, o pneu que não fura nem esvazia e que poderemos comprar em 2024.
A Michelin trabalha há anos (em colaboração com a General Motors) no desenvolvimento daquela que será sua primeira roda indestrutível. Os pneus Uptis eliminam o ar pressurizado e usam técnicas revolucionárias de arquitetura e materiais que garantem que o veículo possa suportar a carga sem o risco de perfurar.
No Salão de Munique, estes pneus estavam como parte do equipamento de um dos Mini expostos na amostra. Lá, eles garantiram que dirigir um carro com pneus Uptis não é nada diferente de fazê-lo com um dos pneus tradicionais.
Michelin Uptis, não fura nem esvazia
"Uptis" são as siglas em inglês de Unique Puntcture-Proof Tye System; em tradução livre: Sistema único de pneus à prova de furos.
A grande novidade é que não possui câmara de ar interna. Seus idealizadores afirmam que além de eliminar o risco de furo ou perda de pressão, o pneu Uptis resiste melhor a impactos do que o tradicional; também reduz as chances de aquaplanagem.
Benefícios ambientais
O fato de um automóvel ter pneus que não terão de ser substituídos (pelo menos em caso de furo ou rebentamento) é uma vantagem significativa para os condutores, mas também para o meio ambiente.
De acordo com dados da Michelin, cerca de 200 milhões de pneus são descartados em todo o mundo a cada ano devido a furos e danos causados ??por perigos da estrada ou desgaste irregular como resultado de pressão inadequada.
O UPTIS também é feito de materiais renováveis ou de origem biológica, colaborando para o meio ambiente. Toda sua produção será mais simples, podendo ser feita em impressoras 3D.