Meu carro vibra muito quando está em ponto morto, o que pode ser?
Os motores de nossos veículos produzem vibrações de forma inerente. Vibrações que elementos como coxins do motor são responsáveis por amortecer, pelo nosso conforto e pelo bem-estar e bom funcionamento da mecânica. Às vezes, essas vibrações podem ser excessivas e são especialmente perceptíveis quando estamos parados, com o carro ligado, mas em ponto morto. Neste artigo, revisaremos algumas das possíveis causas dessas vibrações e como resolvê-las.
Volante bimassa ruim
O volante bimassa é um conjunto que tem como finalidade reduzir a vibração entre o motor e o câmbio, além de proteger o sistema de transmissão quanto a trancos que podem surgir do motor.
Este volante conta com duas massas circulares que rotam entre si conectadas por um sistema de amortecimento de molas helicoidais.
Embora os volantes bimassa sejam mais comuns em carros a diesel, eles também existem há anos em carros a gasolina. Se o seu carro for mais antigo ou estiver com alta quilometragem, existe a possibilidade de seu volante bimassa não estar em boas condições. Suas molas internas se desgastam e o volante fica desequilibrado, produzindo trancos e trepidação do motor, principalmente em marcha lenta ou em baixas rotações. A substituição de um volante bimassa não é barata e geralmente é acompanhada por um novo disco de embreagem, uma operação que exige muita mão-de-obra.
Existe muita variação de preço do volante bimassa, mas em uma busca rápida do Mercado Livre no mês de Julho/2023 - só o volante bimassa, sem o kit embreagem, pode variar entre R$ 3.400,00 e R$1.670,00 - dependendo do carro e da marca (fora o cursto com a mão de obra). Mas qual a maneira mais rápida de descobrir que o volante bimassa é o problema? Simples: se você pisar na embreagem e os ruídos causados pela vibração desaparecerem. Em casos extremos e raros, a vibração poderia vir do eixo primário da caixa de câmbio, ou de seu eixo secundário, mas essas vibrações teriam que ser acompanhadas por uma grande dificuldade em engatar as marchas e, em geral, um mau funcionamento da caixa de câmbio.
Neste caso estaríamos perante uma avaria muito mais grave, que obrigaria à reparação ou substituição da caixa de marchas. Como dizemos, é um caso muito raro.
Em que estado estão os suportes do motor?
Os Silent Blocks, rolamentos ou blocos do motor são elementos de borracha e metal que garantem que as vibrações produzidas não sejam transmitidas ao habitáculo, além de amortecer os movimentos de flexão que o motor faz devido ao seu funcionamento. A borracha dos pinos acaba se degradando com o tempo e uso, gerando folgas e vibrações indesejadas. Existem vários pinos que seguram o motor, tanto na parte superior quanto na inferior, e também existem suportes próximos à caixa de câmbio.
Se o motor vibrar excessivamente em marcha lenta e você sentir uma inclinação excessiva ao acelerar ou soltar o acelerador repentinamente - neste caso, o culpado será o bloco inferior, conhecido como suporte "anti-torque" -, além de partidas e paradas muito repentinas do motor, é bastante plausível que os suportes do motor estejam em más condições e precisem ser substituídos. Felizmente, são peças de baixo custo e relativamente fáceis de substituir na oficina.
Verifique o sistema de injeção e as velas, especialmente em carros a diesel
Se o volante bimassa estiver em boas condições e os coxins do motor também, devemos procurar as causas da vibração em outro lugar. Inerentemente ao seu funcionamento, os motores a diesel geram mais vibrações do que os motores a gasolina / etanol, sendo que essas vibrações, se estiverem desfasadas, podem ter origem num sistema de injecção dessincronizado. Se um dos injetores estiver sujo ou em mau estado, serão geradas vibrações incômodas, que podem até ser confundidas com um volante bimassa danificado.
Como saber se as vibrações vêm do sistema de injeção? Você saberá se essas vibrações ocorrem apenas no calor ou no frio, ou se são minimizadas ativando consumidores como o sistema de ar condicionado. A única maneira de saber com certeza é conectando o veículo a uma máquina de diagnóstico. Se o seu carro tiver motor a gasolina, as vibrações sempre serão menores que as de um diesel, mas podem vir de velas e bobinas em mau estado, e seria o primeiro lugar a verificar do meu ponto de vista.
Por último, e novamente voltando aos carros com motor a diesel – muito mais suscetíveis a vibrações – não se esqueça de verificar o estado das velas de incandescência : se estiverem em mau estado, o carro pode vibrar bastante, mas só servirá portanto, ao iniciar a frio, e nunca por mais de um minuto.