Guia para fazer o rodízio de pneus de forma correta
O rodízio de pneus é uma técnica importante para aumentar a vida útil dos pneus. Leia este texto onde trazemos um guia para que você tire todas as suas dúvidas em relação a este assunto.
Antes de falarmos especificamente sobre o rodízio, gostaríamos de lembrar que manutenções ainda mais periódicas como calibrar os pneus pelo menos de 15 em 15 dias são super importantes para que você aumente a vida útil desse componente super importante.
Os pneus de um veículo cumprem uma função específica dependendo do eixo onde foram instalados; fazer um rodízio entre esses pneus, na hora certa e de forma periódica, permitirá que eles se desgastem de maneira uniforme e que tenham assim uma maior vida útil.
Neste guia prático e rápido vamos te dar cinco dicas para que o rodízio de pneus seja feita de maneira correta. Abaixo seguem:
Rodízio de pneus de forma correta - 5 dicas de ouro!
DICA 1 - Realize o rodízio de pneus a cada 5.000 quilômetros, preferencialmente em um autocenter especializado. Ao fazê-lo, tenha em conta que o alinhamento e balanceamento vão assegurar que as rodas do veículo respondam de forma correta aos seus comandos, bem como uma deslocamento seguro e confortável, sem trepidações ou que o carro "puxe" para um lado.
DICA 2 - Considere que, dependendo do tipo de tração do seu carro, a resistência e o nível de desgaste gerado em cada um dos pneus no momento da frenagem é diferente.
Nos carros de tração dianteira, os pneus que estão na frente deverão passar ao eixo trazeiro, conservando o mesmo lado, enquanto que os pneus traseiros devem ir para a parte dianteira mas de forma cruzada.
No caso de carros de tração traseira, os pneus podem alternar de eixo ou de eixo e posição, dá no mesmo. Por último, carros com tração nas quatro rodas (4x4) demandam um rodízio de forma cruzada em ambos eixos.
DICA 3 - Faça com que cada pneu, incluindo o estepe (se este for do mesmo tamanho que os demais) passe por todas as posições para padronizar o desgaste e dar descanso a cada um dos pneus "principais". O rodízio dos cinco pneus não é recomendável se o estepe está desgastado, se é de diferente tamanho das demais ou é considerada pelo fabricante como um pneu de uso "temporário".
DICA 4 - Reforçamos a necessidade de fazer uma revisão periódica no estado dos pneus e nos níveis de pressão. Isso assegura maior economia de combustível, melhor rendimento do carro e aumenta a vida útil dos pneus.
DICA 5 - Verifique se os pneus possuem especificações especiais como tipo de construção, atribuição da parede lateral externa, dimensões ou função do eixo, sentido de rotação, entre outras. Todo detalhe conta.
Abaixo segue uma informação de "bônus" para reforçar o conceito de que ao manter os pneus calibrados, o sistema alinhado e balanceado, com o rodízio feito de forma correta, você economiza pneu e combustível. Esta semana tivemos uma subida de 18% no valor do combustível. Ou seja, tudo o que pudermos fazer para diminuir o consumo, desde que não fizermos nada tecnicamente incorreto (isso pode ter efeito contrário) - é válido. Veja abaixo como um pneu em mal estado pode aumentar o consumo de combustível:
Pneus em mal estado faz aumentar 3% o consumo de combustível
O bom estado do pneu em um veículo, além de aumentar a segurança, também pode reduzir o impacto negativo no meio ambiente, já que a má pressão do pneu causa até 3% mais custos com combustível.
Um pneu é responsável por 21% do consumo do veículo e quando tem pouca pressão também perde pequenos fragmentos em sua estrutura que acabam no ambiente natural, danificando-o. Além de diminuir consideravelmente a vida útil do pneu. Prejuízi para o meio ambiente e seu bolso.
Se tiver dúvidas quanto à pressão ideal para os pneus do seu carro, consulte o manual do mesmo e pode confiar. Afinal as informações são de quem projetou o seu carro. Caso não tenha mais o manual, consulte os profissionais de um autocenter especializados. Eles lidam com pneus todos os dias e certamente saberão te auxiliar.
Precisa de ajuda para verificar o estados dos pneus do seu carro? Fale com um de nossos especialistas e saiba como melhor podemos ajudar. Estamos no mercado automotivo desde 1969. Veja qual nossa loja mais perto de você, clique aqui.