Curiosidade: você está usando a alça de teto de forma errada. Entenda

Sexta-feira, 25/11/2022

Hoje, os carros estão equipados com todos os tipos de tecnologias e equipamentos altamente sofisticados. Mas ainda guardam outros que nos acompanham há décadas e muitas vezes passam despercebidos. Hoje vamos explicar o verdadeiro motivo pelo qual você não usa bem a alça de teto ou alça de segurança do carro, popularmente chamada de puta que pariu.

Antes de continuarmos, quando falamos em alça de segurança, não pense naquele elemento presente no painel do lado do passageiro que os SUVs costumam ter. Referimo-nos a esse tipo de maçanetas ou alças que ficam no teto, em cada porta.

Normalmente, as alças do carro são usadas para segurar, principalmente nas curvas se o carro está mais rápido do que o normal. Ou também quando um motorista dirige muito rápido, ou de forma temerária.

Curiosidade: você está usando a alça de teto de forma errada. Entenda | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

Por outro lado, são muitas as pessoas que utilizam as alças para pendurar um cabide, por exemplo, um paletó, um casaco, uma camisa, etc. De fato, as marcas incorporaram em alguns casos um gancho para colocar cabides.

A verdadeira razão pela qual você não usa bem a alça de teto

Mas, na verdade, a verdadeira função da alça não são as apresentadas acima, por isso dizemos que, provavelmente, você não as usa corretamente. Em seguida explicamos porquê.

O fato de haver alças de teto também do lado do motorista já nos dá alguma pista de que sua função não é segurar, muito menos colocar um cabide, pois o motorista não consegue soltar as mãos do volante e muito menos cobrir a janela, não é mesmo?

O motivo pelo qual você não usa bem a maçaneta é porque elas servem para facilitar a entrada e saída do veículo, tanto para os passageiros quanto para o motorista. Sem mais. Se você segurar a maçaneta, poderá sair do carro com mais conforto, principalmente naqueles com teto mais baixo, como os cupês ou carros de duas portas, embora estes sejam cada vez menos frequentes.

Quero um orçamento