Conheça um pouco sobre a NETA. Chinesa que vai desembarcar no Brasil ainda em 2024
Marcas como a BYD e GWM já começam a ser conhecidas do público. Os chineses querem ampliar sua participação nesse mercado. Em breve veremos a NETA por aí. Saiba mais sobre a nova marca e seus modelos.
A indústria automóvel global continua o seu progresso em direção à eletrificação e o Brasil não está alheio a esta tendência. Neste contexto, a Neta , marca chinesa de veículos elétricos propriedade da Hozon Auto, dá indícios da sua chegada ao mercado brasileiro.
O que começou como uma startup, fundada em 2014 por Zhang Yong, ex-executivo do Grupo Chery, tem agora o ambicioso objetivo de se tornar uma marca internacional, e implementou uma estratégia de design global com mais de 9.000 funcionários e mais de 3.000 patentes de tecnologias. A marca já contratou profissionais experientes do setor automotivo para atuar no Brasil.
A marca, que leva o nome de “Nezha”, personagem mítica da cultura chinesa que simboliza a vontade de viajar com conforto e facilidade, apresentou em 2018 seu primeiro modelo de produção, o SUV compacto Neta N01. Plataforma HPA, marcou a sua incursão na mobilidade elétrica.
A empresa se tornou a primeira startup a vender mais de 150 mil veículos em um ano, em 2022. “Isso reflete o apoio e a confiança dos consumidores em nossa marca e na tecnologia elétrica que oferecemos”, disse Leo Chen, vice-presidente da Net Auto International.
A Hozon Auto, com sede na China, tem causado impacto no mercado asiático e além. No ano passado, iniciou a sua expansão global, estabelecendo presença nos países da Ásia-Pacífico, Jordânia e Costa Rica. Esse ano anunciou sua chegada também no mercado Mexicano.
Para este ano, a Neta pretende continuar a sua expansão global com uma meta de vendas no exterior de 100.000 veículos.
Conheça os veículos da NETA
Atualmente a NETA tem quatro modelos disponíveis no mercado internacional e o mais destacado deles é o NETA GT, um cupê esportivo de três portas já registrado no INPI e que entrega 462 cavalos em seus motores elétricos. Vai de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos. Mede 4.71 metros de comprimento por 1.97 metros de largura e 1.41 metros de altura.
O NETA AYA é um hatchback subcompacto equipado com uma bateria de íons de lítio de 70 kWh que oferece autonomia de até 400 quilômetros. Oferece uma potência de 95 cv e um torque de 150 Nm.
O NETA U é um SUV que tem autonomia entre 400 e até 500 quilômetros de autonomia, com dimensões de 4.54m de comprimento, 1.86m de largura e 1.62m de altura.
Tem também o NETA S. Este é um sedã de 4.98m de comprimento e 2.98m de entre eixos, que tem um visual estiloso. Dentro, todavia, o ambiente segue a linha premium dos carros elétricos chineses e tem até HUD de realidade aumentada de 49 polegadas.
Com um chip Snapdragon 8155, o NETA S funde os dados de sensores remotos para oferecer condução semiautônoma e muito conforto a bordo, como bancos climatizados e ajustes elétricos tanto na frente quanto atrás. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem autonomia de mais de 1.000 km.
Ainda não foi divulgada a data de chegada da marca ao Brasil e também os valores dos modelos. A empresa está conduzindo análises detalhadas para determinar a estratégia de preços e o volume de vendas que melhor se adaptam ao mercado brasileiro.