Conheça 5 motivos mais comuns pelos quais seu carro cheira a gasolina
Quando você sente cheiro de gasolina no seu carro é bem provável que você está diante de um problema muito sério e perigoso ao mesmo tempo. É sinal de que há algo errado! Com certeza é um vazamento que está causando isso. É imperativo que você verifique imediatamente e não deixe passar.
Se o vazamento estiver próximo ao motor ou escapamento, pior ainda! A proximidade com lugares de altas temperaturas pode causar um incêndio - afinal a gasolina é muito inflamável - e consequentemente esse incêndio vai danificar gravemente seu veículo, além de poder causar um acidente gravíssimo.
Então fique atento. Abaixo apresentamos 5 motivos mais comuns pelos quais seu veículo exafa cheiro de gasolina.
Lembre-se sempre de fazer as revisões periódicas previstas no manual do seu carro ou de acordo com a orientação do seu profissional de segurança. Isso evita muitos problemas. Manutenções preventivas são mais baratas que corretivas.
1) Vazamento no bico injetor
É muito raro que um injetor vaze; o problema pode estar na borracha em forma de anel ou na vedação. Quanto ao primeiro, ele está localizado na parte superior do injetor e o segundo na parte inferior, ambos ressecam e quebram com o tempo, permitindo o gotejamento da gasolina. O que precisa ser feito aqui é substituir as duas peças para impedir o derramamento.
Para saber se o problema está no injetor, ligue o carro e olhe o trilho do injetor, se houver vazamento com certeza você sentirá cheiro e até estará molhado.
2) Vazamento no tanque de gasolina
Este problema é talvez o mais frequente de todos, os motivos são vários já que o tanque quebra ou se decompõe com o tempo. Se vazar, geralmente deixa uma mancha na calçada onde seu carro está estacionado. Sem exageros, isso é muito perigoso porque se uma pessoa fumar e jogar a ponta do cigarro após terminá-lo, ao entrar em contato com a marca de combustível, poderá causar um grave incêndio, pois a gasolina continua caindo do tanque.
Para verificar se o problema está aí, basta olhar embaixo do carro e localizar gotas de combustível ou manchas no tanque. Porém, a falha pode estar na parte superior do tanque, isso é causado pela umidade e sujeira que fica presa na parte superior e muito raramente seca, isso faz com que o tanque estrague e vaze. Se você tiver alguma falha no tanque, é melhor trocá-lo em vez de consertá-lo, pois muitas vezes reparos nesta peça não ficam bons e o problema pode voltar. É o típico caso do "barato que sai caro".
3) Vazamento nas mangueiras de combustível
Os tubos de combustível normalmente passam por baixo do veículo, do tanque ao motor. É muito comum ter uma mangueira quebrada ou danificada porque não há muita proteção para eles contra sujeira e outros elementos da estrada. Existem também linhas de combustível de borracha que podem apresentar vazamento, podem quebrar com o tempo ou ter sido danificadas por alguém durante o reparo.
Qualquer veículo injetado possui linhas de combustível de alta pressão. Isso pode variar de 35 psi a 60 psi. Se houver uma mangueira fraca ou mal ajustada, o combustível se espalhará como um spray causando névoa ou vapor, o que é muito perigoso , principalmente se estiver próximo ao motor ou escapamento. Se o tubo estiver criando névoa, o cheiro de gasolina será muito forte.
Se você suspeitar que o vazamento está na mangueira de combustível, siga desde o tanque até o motor; se o veículo tiver injeção, é muito provável que esteja vazando.
4) Problema no recipiente ou filtro de carvão ativo
Esta peça é um tanque de plástico que contém carbono e serve para purgar o excesso de vapores de combustível que saem do tanque, reduzindo assim as emissões antes de serem enviadas para a atmosfera.
Se o recipiente estiver quebrado ou vazando através de uma junta ou selo, pode cheirar a gasolina e a luz de verificação do motor provavelmente acenderá no painel. O melhor a fazer aqui é ir ao mecânico e fazer uma varredura no carro para verificar se há algum problema nessa peça.
Se quiser fazer uma verificação visual, você pode localizar o botijão na frente do carro se ele tiver alguns anos, mas se for mais recente você pode encontrá-lo próximo ao tanque de combustível.
5) Problema na tampa do combustível
Pode parecer óbvio, mas uma tampa de combustível mal fechada, quebrada ou faltando pode causar um forte cheiro de gasolina. Mesmo em veículos novos, uma falha nesta parte do carro também pode fazer com que a luz de verificação do motor acenda. Os tanques de combustível em carros recentes são aspirados e testados quanto a vazamentos. Seu carro realiza um teste semelhante para verificar se há vazamento no sistema de combustível. Se a verificação do vácuo falhar, a luz de verificação do motor acenderá. Aqui o melhor é trocar a tampa do combustível ou ir ao seu mecânico para verificar se esse é o problema.
Por fim, você notará o cheiro de combustível em seu carro, graças ao seu sistema de ventilação, já que a entrada de ar fresco normalmente fica próxima ao motor. Isso é bom porque irá ajudá-lo a detectar que há um problema; Porém, recomendamos bloqueá-lo para não respirá-lo, pois se fizer isso por um longo período pode causar náuseas ou até mesmo forte dor de cabeça.