Como saber quando a Bandeja da Suspensão está com problema e quando trocar
A bandeja de suspensão tem uma vida útil bastante longa. Sua duração pode variar dependendo de vários fatores, como estilo de direção, qualidade das vias por onde habitualmente o carro passa, dentre outros. Os serviços de manutenção da suspensão (sobretudo de feitos com a pariodicidade correta) podem ajudar a prolongar a vida útil da balança e nem sempre é necessário substitui-la.
As bandejas de suspensão são os elementos encarregados de conectar o chassi com o suporte da roda e suas principais funções são: evitar que a roda se desloque no sentido horizontal, manter e determinar o alinhamento das rodas, suportar forças laterias nas curvas e limitar o movimento das rodas na hora de arrancar e frear. São, portanto, uma peça importante para o Sistema de Suspensão.
As bandejas trabalham em conjunto com os amortecedores para que as rodas possam subir e descer de acordo com a irregularidade do piso, proporcionando conforto para os passageiros e estabilidade para o veículo. Se alguma bandeja for danificada, certamente você notará dificuldades na condução.
Dependendo do ano e modelo, os carros podem ter dois ou quatro bandejas de suspensão.
Indícios de que a bandeja de suspensão pode estar com problemas
Vibrações no volante: As juntas e conexões entre a bandeja e o chassi podem sofrer desgaste. Esse desgaste faz com que você sinta o volante vibrar durante a condução.
Volante com movimento brusco: Se o volante apresenta giros rápidos e repentinos pode ser um indício de problemas a bandeja.
Barulhos estranhos: Os ruídos da suspensão podem aparecer a partir de muitas fontes. Assegure-se de que os amortecedores não estão ruins e que o alinhamento e balanceamento esrão corretos. Se tais componentes estiverem bons e ainda assim houver ruído, pode ser a bandeja.
Quando trocar a bandeja de direção?
A bandeja é um componente muito exigido. Afinal, é um dos primeiros a receber os impactos da via. Ainda assim, como explicamos no início, é um componente muito durável. Mas não se engane, dependendo do caso, deve sim ser substituído.
Estrutura empenada ou fora de esquadro, amassados, trincados ou rachaduras e pivô com folgas (não resolvendo ao trocar somente o pivô) e folga do alojamento das buchas são os principais motivos pelos quais a bandeja deve ser substituída.
Fora isso, o problema pode estar apenas nas buchas e/ou pivôs. Muitos profissionais (se é que podemos chamar assim) mal intenciondos, costumam condenar a bandeja sendo que, apenas a troca das buchas pode resolver o problema. Portanto, muito cuidado com o local onde leva seu carro.
Alerta importante
Ainda que seja um componente não muito conhecido e pouco falado na resenha entre amigos, a bandeja é de vital importância para a segurança ao dirigir. Protelar a troca da bandeja defeituosa pode colocar vidas em risco. Defeitos na bandeja podem provocar o desligamento da suspensão, o que impacta no desligamento do sistema de direção, possibilitando a perda do controle do veículo e claro, grande risco de acidente (grave - dependendo das circunstâncias).
Portanto, ao menor sinal de problemas, aconselhamos que procure ajuda de profissionais qualificados, que restaurem o funcionamento adequado do sistema de suspensão, garantindo segurança para você e todos os agentes de trânsito envolvidos enquanto você está dirigindo.