Como limpar as rodas do seu carro de forma eficiente e deixá-las como novas
Esta matéria é extremamente prática. Traz uma dica bastante útil de como deixar as rodas do seu carro com exelente aspecto e com pouco esforço. Confira!
As rodas de um automóvel são um elemento constantemente exposto a agentes externos. Além da sujeira típica das vias, ela está sujeita à projeção de partículas provenientes das pastilhas de freio. As sucessivas frenagens acabam deixando as rodas com uma cor acinzentada, quase preta. Esta sujeira não só prejudica a estética das rodas, mas o nível de sujeira é tanto que fica difícil de remover com uma lavagem convencional. A boa notícia é que vamos explicar um método definitivo para deixar suas rodas brilhando com pouco esforço.
Ressaltamos que este texto não é patrocinado e as possíveis citações de marcas são referências de terceiros, isentando-nos de qualquer responsabilidade.
Conheça o limpador de rodas (descontaminador ferroso)
A chave para limpar bem as rodas e deixá-las brilhando é usar um descontaminador férrico, comumente conhecido como limpador de pneus. É um produto que é vendido em garrafas de litro com pulverizador, mas pode ser encontrado em formatos maiores.
Sérgio Álvarez, editor do site espanhol especializado em automóveis "Diariomotor", relata que usou o Liqui Moly 1597, cuja garrafa de um litro custa cerca de 12 euros (mais ou menos R$60,00) e que permite limpar as quatro rodas, em média, pelo menos seis vezes, dependendo do estado de sujeira das rodas.
No Brasil é possível comprar o produto em casas especializadas e também em sites como o AliExpress, Shopee e Amazon. Busque pela marca Moly 1597 ou pela palavra "descontaminador ferroso". Se você buscar por "limpador de rodas" serão exibidos produtos cujo princípio não seja de descontaminação ferrosa e talvez não atinja os resultados relatados nesta matéria.
O limpador de pneus ainda é um detergente, produto cuja fórmula não utiliza ácidos, e que ataca com especial intensidade os componentes ferrosos que compõem o “ferodo” aderidos aos pneus. É biodegradável e não agride o verniz nem a pintura das rodas – claro, desde que utilizado corretamente. A seguir explicamos como aplicá-lo corretamente nos aros para conseguir uma limpeza intensa e fácil. Parece uma afirmação publicitária, mas é a pura realidade: estes produtos são realmente eficazes.
Como usar o limpador de rodas corretamente
1) Antes de tudo, você deve aplicar o produto sobre as rodas, antes de começar a limpeza do carro. Você deve fazer isso em um lava a jato ou um lugar onde haja aquelas mangueiras próprias para lavar carros, com pressão. Mais adiante explicamos o motivo.
2) Antes de aplicar o produto nas rodas, certifique-se de estar na sombra e de que as rodas não estejam muito quentes. Caso contrário o produto secará rapidamente, não conseguirá fazer o seu trabalho e poderá até deixar manchas.
3) Não é necessário molhar o aro antes de aplicá-lo, na verdade é aconselhável aplicá-lo diretamente na área suja.
4) Pulverize o limpador nas rodas, tanto por dentro quanto por fora. Não é necessário aplicá-lo na pinça ou no disco do freio, mas não há problema se o produto cair sobre ele.
5) Deixe agir por cerca de 5 a 7 minutos. Você verá como os pneus começam a ficar cor de sangue e como sujeira corre em direção ao chão. Aqui fazemos um alerta. O cheiro do produto costuma ser bastante ruim. Definitivamente não cheira bem.
6) Enxágue os pneus com uma lança de pressão. Certifique-se de remover todos os resíduos do produto: enxágue abundantemente.
7) Aproveite o resultado impecável de rodas que parecem novas. Caso tenham anos de sujeira incrustada, pode ser necessário repetir o processo ou passar por uma revisão manual com escova.
Como última consideração, é possível que algum canto do pneu tenha ficado ainda sujo, principalmente se você tiver pneus de design “difícil”. Com um pano de microfibra, repasse esses detalhes e, se puder, seque as rodas manualmente para obter um resultado visualmente ideal. Lembre-se de dar uma breve volta com o carro antes de estacioná-lo, acionando os freios. Se você estacionar e algum produto ficar entre o disco e as pastilhas, eles podem emperrar e produzir sons desagradáveis durante os primeiros quilômetros de condução.