Como identificar problemas no amortecedor? Veja 3 maneiras

Sexta-feira, 25/06/2021

Em teoria, de acordo com os fabricantes, o amortecedor deveria ser trocado a cada 40 ou 50 mil quilômetros. Mas, muitas vezes, o desgaste do amortecedor depende da utilização ou do tipo de piso que o carro anda (estrada asfaltada ou terra com buracos, por exemplo).

Sendo assim, para identificar a disfunção do amortecedor é necessário entender primeiro qual é a sua função. O amortecedor modula a ação da mola, que é responsável por sustentar a altura do veículo. Portanto, quando o sistema de suspensão está encolhendo ou distendendo, é o amortecedor que segura esse movimento. Desta forma o movimento será menos brusco, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros. A ação do amortecedor é mais perceptível em curvas ou na frenagem, quando a mola do veículo é mais exigida.

Como identificar problemas no amortecedor | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

Exceto em casos que o amortecedor estoure devido a um fator extremo, o normal é que perca sua pressão gradativamente. O motorista, por dirigir o veículo diariamente, pode não perceber o desgaste do amortecedor e eventualmente se acostumar com o carro mesmo que este já não esteja em uma condição ideal de segurança e conforto.

Suspeitando de desgaste do amortecedor? Veja logo abaixo 3 formas de identificar se o amortecedor do veículo precisa ser trocado:

1 - Ao mudar a trajetória do veículo, notar se o carro inclinar mais do que deveria para um lado; Ou na frenagem, se o carro imbicar mais do que o normal; Ou, ao passar por uma lombada, sentir a traseira do veículo “quicar”.


Suspensão Automotiva - Auto Center São Cristóvão - Silva Jardim | Casimiro de Abreu

2 - Com o carro parado, podemos testar o sistema de suspensão. Ao empurrar para baixo os quatro cantos do carro, o esperado é que a mola se comprima e, ao soltar, ela se expanda. Caso esse movimento de subir e descer se repita algumas vezes antes do carro voltar para sua altura normal, significa que o amortecedor não está segurando adequadamente a mola e deve estar gasto.

3 - Se puder olhar diretamente o amortecedor (com o carro na oficina, por exemplo), verifique se há óleo sobre a peça. O amortecedor novo deve estar seco. Ou seja, se estiver oleoso, significa que o retentor que fica na ponta do amortecedor estourou e o óleo está vazando. Essa perda de óleo da parte interna do amortecedor vai comprometer a pressão do mesmo e, consequentemente, sua função.

Notou algum dos 3 sintomas acima? Entre em contato, fale com um de nossos especialistas. Atendemos em 3 lojas: Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Araruama (Edumar Auto Peças) Veja qual é a loja mais próxima de você!
Quero um orçamento