Como funciona o turbo e como ele influencia em um carro
Muitos pensam que um turbo em um motor de carro é sinônimo de maior velocidade. No entanto, este não é exatamente o caso e neste artigo vamos explicar o porquê.
O motor turbo confere uma série de vantagens ao desempenho de um carro. Vamos começar sabendo o que esse elemento realmente significa na mecânica de um veículo.
O que é o turbo?
Antes do advento do turbo, todos os motores eram naturalmente aspirados; isto é, dependiam claramente da pressão atmosférica para o suprimento de ar necessário para a combustão. Isso significava uma coisa: para aumentar a potência, o deslocamento de ar tinha que aumentar, o que se traduzia em maior consumo de combustível.
O turbocompressor, também conhecido como turbo, destina-se justamente a resolver esse problema. É um sistema de sobrealimentação que é responsável por comprimir o fluxo de ar para o motor a fim de aumentar a potência do motor sem a necessidade de aumentar sua cilindrada.
Em palavras simples, o turbo fornece eficiência sem sacrificar a potência. Isso se deve ao fato de que com esse sistema é liberada uma quantidade maior de energia, a mesma quantidade que acaba sendo transformada em potência.
As vantagens de um motor turbo
Tendo esclarecido o que é o turbo e como ele funciona em termos gerais, é hora de saber quais são as vantagens que um propulsor com este sistema representa.
1 - Economia de combustível
Como mencionamos acima, essa pode ser uma das principais vantagens de um motor turbo. A equação é mais ou menos assim: um motor turboalimentado produz a mesma potência que um propulsor maior que não possui esse elemento.
Assim, um motor turbo pode economizar até 20% ou mais em combustível sem sacrificar o desempenho.
2 - Melhor desempenho em altitudes maiores
A cada 1.000 metros acima do nível do mar, um motor naturalmente aspirado (sem turbo) perde cerca de 10% de sua potência. Com um turbocompressor, a geração de energia e o desempenho de um motor são praticamente os mesmos que são gerados ao nível do mar. Ou seja, o turbo é capaz de compensar a pressão do ar que se perde em altitude.
3 - Menos barulhento
Sabemos que para alguns o som de um V8 é insubstituível, mas hoje mais e mais pessoas estão dando maior ênfase ao conforto de condução. Um motor turbo pode contribuir neste aspecto por ser menos barulhento.
4 - Melhor relação pexo x potência
Ao contrário dos grandes motores naturalmente aspirados, um motor turbo pode ser menor em tamanho e ainda produzir a mesma potência. Quanto menor a hélice, menor o peso do carro. Isso, somado a uma potência considerável, dará ao veículo um melhor desempenho.
5 - Menos poluição
Aqui também daremos ênfase ao tamanho do motor: sendo menor que um atmosférico, ele queimará menos combustível e gerará menos dióxido de carbono.
O que é o Twin Turbo?
Há confusão sobre esse termo porque muitos o relacionam ao biturbo, ou seja, um motor com turbocompressor duplo. No entanto, existem diferenças entre os dois.
Motores com tecnologia twin turbo destacam-se por possuírem tecnologia turbo sequencial; ou seja, dois turbocompressores de tamanhos diferentes que alimentam todos os cilindros. Este sistema dá um poder muito mais gradual e progressivo.
Enquanto isso, os motores biturbo são caracterizados por terem dois turbos paralelos. Esses turbos geralmente são do mesmo tamanho e cada um tem a função de alimentar um único bloco de cilindros. Nesse caso, a entrega de energia geralmente é mais abrupta.