Bieleta. O que é? Qual sua função?
Um automóvel possui uma enormidade de componentes, sobretudo no sistema de suspensão que é uma parte bastante complexa. Nesta matéria faremos um resumo explicando o que é a bieleta e sua funcionalidade dentro de um veículo. É uma peça mecânica que deve ter rigidez absoluta, o que garante o equilibrio de movimentos horizontais ou verticais iguais.
Sem esse elemento, os carros provavelmente seriam bastante difíceis de dirigir. No caso dos elos da suspensão, se eles não tiverem o suporte adequado, parece que o carro flutua. Isso ocorre porque a energia não está sendo transmitida adequadamente da carroceria para o chassi.
A bieleta é uma peça pouco conhecida e pouco comentada. Então explicaremos o que é esta peça, seus tipos e qual a sua principal função.
O que é a bieleta do carro?
A bieleta de um carro é um elemento metálico que pode ser de vários tipos. É uma parte importante do sistema de suspensão como âncora para os amortecedores ou a barra estabilizadora.
Os elos são elementos que transmitem a força de torção do chassi e da carroceria. Esta força é redirecionada para a barra estabilizadora correspondente. Por meio dessa união, a inclinação lateral do carro é reduzida diante de eventos como curvas.
É composto em suas extremidades por juntas esféricas com juntas roscadas e rolamentos de borracha. Outros componentes são anexados a eles para que o carro possa se mover suavemente em todas as direções possíveis.
Em relação à sua manutenção, recomenda-se que esses elementos sejam verificados periodicamente. Para sua mudança, se não estiverem desgastados, podem atingir até 250.000 quilômetros.
Tipos de bieleta
Não existe apenas um tipo de bieleta, mas o sistema de suspensão possui dois conjuntos importantes. Isso depende a qual parte ela se conecta, o amortecedor ou a barra estabilizadora. Neste ponto, vamos destacá-los:
- O primeiro tipo é representado pela bieleta de direção. Um conjunto de peças, composto por uma junta esférica e um tubo roscado. Também possui bucha rosqueada. Através deste último, o comprimento é variado para manter as duas rodas paralelas. Com esta montagem, evitam-se deformações horizontais. Também é chamado de bieleta estabilizadora.
- O próximo conjunto é chamado de bieleta de suspensão, também chamada de estabilizadora. Inclui um conjunto de fixação da barra estabilizadora para reduzir o desequilíbrio nas deformações verticais. Com este tipo, a pressão é transmitida diretamente ao eixo para que a roda mantenha contato com o solo.
Qual a função da bieleta?
A bieleta serve para unir a barra estabilizadora aos grupos de suspensão dianteira, tanto esquerda quanto direita. Este elemento tem a função de contrariar os esforços gerados no sistema de suspensão. Eles são definidos como tensão ou compressão.
Entre outras funções, permitem uma conexão necessária para melhor interação na orientação das rodas. Isso em relação à junta da barra estabilizadora.
Além disso, sua função essencial permite que o carro funcione com precisão. A manutenção adequada das articulações intervém diretamente na conservação dos pneus. Com isso, o desgaste é progressivo e não pronunciado, devido ao seu desalinhamento.
Outros elementos que também serão preservados são os amortecedores. Se a bieleta estiver com defeito, a condução torna-se instável. Caso a bieleta se rompa na estrada, o controle da direção pode ser perdido, causando acidentes. Ou seja, é sempre importante revisar também a bieleta.