Apple Car foi mais uma vez adiado e não será 100% autônomo
Não são poucas as vezes que Tesla prometeu algo revolucionário e não deu em nada. Mas a Apple também não fica atrás e o Apple Car é o melhor exemplo disso.
Agora parece que os de Cupertino estão mais uma vez atrasando o lançamento de seu tão esperado carro elétrico. Embora a Apple tenha prometido que o Apple Car chegaria em 2025 sem pedais ou volante, ele pode ser adiado até 2026 e não será tão revolucionário quanto esperávamos.
Enquanto isso, a Sony continua caminhando firme para o lançamento de seu primeiro carro, que já existe em forma de protótipo e sabemos que será desenvolvido com a ajuda da Honda.
Menos autônomo e não tão caro
Ao longo da história, a Apple lançou vários produtos revolucionários, incluindo o iPhone, iPad e iPod. Porém, a firma da maçã mordida não surpreende o mundo com um de seus lançamentos há muito tempo, aliás, o iPhone acumula várias gerações sem grandes mudanças, além da nova função de chamada de emergência em caso de acidente de trânsito (ou ao andar de montanha-russa).
Tudo pode mudar com o Apple Car, o carro que esperávamos há vários anos e que prometia revolucionar o setor automotivo há algum tempo. Os de Cupertino nunca deram muita informação sobre isso, como costumam fazer com tudo, mas aos poucos, aprendemos alguns detalhes sobre esse projeto.
O objetivo da Apple, é que o seu carro seja elétrico e totalmente autónomo, ou seja, oferecer condução autónoma de nível 5, o máximo que existe. Desta forma, não seria necessário ter volante ou pedais, pois o veículo cuidaria de tudo e nunca precisaria de motorista.
A última coisa que sabíamos é que seria apresentado no ano de 2025, embora chegasse às ruas mais tarde. Enquanto isso, a Apple o desenvolveria e o mundo continuaria a tomar as medidas necessárias para tornar a direção autônoma uma realidade.
Embora o maior desafio não fosse lançar um carro totalmente autônomo, mas fabricar um carro. Afinal, é uma empresa de tecnologia e a Apple não tem nenhuma experiência no setor automotivo. Por isso, os californianos inscreveram especialistas, como os pais do Lamborghini Aventador, e tentaram encontrar parceiros, mas há várias marcas que lhes fecharam a porta, como a Nissan, Kia ou Hyundai.
Esta pode ser uma das razões pelas quais o Apple Car volta a atrasar e, segundo a Bloomberg, poderá chegar agora em 2026. O mesmo meio aponta que não terá o nível de condução autônoma que a Apple prometeu e isso tornaria o seu preço mais baixo, com projeção de preço cerca de USD 100.000, em vez dos USD 120.000 relatados anteriormente.
Assim sendo, tudo indica que o Apple Car será menos ambicioso do que o que foi proposto anos atrás, terá até volante e pedais, como qualquer carro atual. A direção autônoma continua sendo a prioridade, mas a Bloomberg observa que a Apple pode optar por oferecer esse recurso na estrada ao invés da cidade.
Hoje, não há nenhuma marca que esteja pensando em lançar um carro com direção autônoma nível 5 no curto prazo. Além do mais, a direção autônoma de nível 3 ainda está em sua infância e apenas alguns modelos atuais estão prontos para isso.
Além do mais, não há sequer um consenso sobre a tecnologia que deve ser usada para funções de direção autônoma. Muitos fabricantes optam por um conjunto de câmeras, sensores e LiDAR, enquanto a Tesla vai apenas por câmeras e softwares muito poderosos.
A única certeza é que ainda estamos ancorados na direção autônoma nível 2 e o progresso nessa área está sendo mais lento do que o esperado. A Apple não foge à regra e o novo atraso do Apple Car confirma isso.
Nem está em fase de protótipo, pelo que o seu design permanece desconhecido e temos de nos contentar com a recriação de Vanarama feita a partir de uma patente.