7 vantagens e 2 desvantagens dos faróis de LED
A tecnologia colocou ao serviço do condutor um vasto leque de possibilidades para iluminar o seu caminho e não falamos metaforicamente, mas literalmente.
Vamos falar de um item que tem se tornado uma escolha frequente em equipamentos que geralmente não são itens de série. O texto abaixo explica sete vantagens e duas desvantagens dos faróis de led.
1 - Consumo
Este sistema de iluminação é o mais eficiente de todos: os faróis LED consomem menos energia que o xénon ou o halogéneo, as outras opções mais comuns. Menos consumo de eletricidade implica menos consumo de combustível: é verdade que não é excessivo, mas deve ser levado em consideração.
2 - Vida útil
Os faróis LED têm a seu favor o fato de durarem mais do que qualquer outro sistema. Pelas especificações técnicas, os diodos começam a perder eficiência após 20 mil horas de operação, enquanto os faróis de xenônio duram entre 600 e 2 mil. É muito provável, portanto, que você não precise trocá-los durante toda a vida útil do carro e, além disso, sua perda de intensidade ocorra de forma progressiva.
3 - Inércia Luminosa
Este conceito refere-se ao tempo que passa desde o início do acendimento do farol até a emissão de luz. Os faróis LED não têm inércia luminosa: este período é tão baixo que são quase instantâneos.
4 - Perdas de energia
No caso dos faróis LED, não existem perdas de energia porque não utilizam arco elétrico ou filamento. Portanto, o aquecimento que ocorre é mínimo... algo que tem seu lado negativo, como veremos mais adiante.
5 - Luz branca
Se os faróis LED se caracterizam por alguma coisa é porque emitem uma luz mais branca e brilhante. Isto não é uma questão de gosto, mas sim evita o cansaço visual e torna a condução nocturna mais confortável.
6 - Benefícios
Outra das grandes vantagens dos faróis LED é a versatilidade que oferecem na hora de oferecer funções avançadas. A iluminação adaptativa é um bom exemplo disso: o carro muda o feixe de luz automaticamente quando nos deparamos com outro carro, evitando assim o impacto visual.
7 - Projeto
Terminamos o capítulo sobre vantagens com uma questão puramente estética. A tecnologia de faróis LED dá às marcas a oportunidade de configurar a sua própria assinatura luminosa utilizando diferentes formas para fazer a diferença.
8 - Baixas temperaturas
Embora, à primeira vista, esta desvantagem possa parecer um fator externo, ela tem uma estreita relação com os faróis LED. Como já dissemos, o aquecimento é baixo devido aos sistemas de refrigeração passivos e ativos que incorporam. Se o calor não atingir a superfície transparente do farol, quando o termômetro retornar temperaturas baixas pode ser um problema porque não ajudará a se livrar da chuva, neve ou gelo. Isso pode fazer com que o feixe de luz diminua.
9 - O preço
Tanto na hora de adicioná-los ao equipamento como na hora de trocá-los, o que normalmente não é frequente, o gasto será maior do que com outras tecnologias. Algo que se deve a várias causas: as avarias são mais complexas, quando é necessário substituir um elemento é necessário substituir toda a ótica e, além disso, é aconselhável investir em peças sobressalentes de qualidade ou originais para manter todas as vantagens mencionadas.