5 dicas sobre escapamento
Escapamento é um sistema de exaustão fundamental no veículo. Desenvolvido para neutralizar os gases tóxicos emitidos pelo motor, é um conjunto que preza pela manutenção saudável do meio ambiente.
Dicas importantes sobre escapamento
Também é responsável por grande parte do conforto e segurança dentro do carro, além de garantir seu bom desempenho. E para que você saiba o mínimo que precisa sobre escapamentos, listamos cinco importantes dicas sobre escapamento.
A seguir, listamos 5 problemas comuns em escapamentos. Eles indicam se é hora de trocar o sistema ou seus elementos.
1 - Funções do escapamento
O escapamento tem como função principal filtrar os gases nocivos transformando-os em menos poluentes. Contudo, há outras funções relacionadas. Leia a seguir!
2 - Os componentes do sistema
O sistema de escapamento é composto de quatro partes principais: coletor ou tubo dianteiro, catalisador, silenciador intermediário e silenciador traseiro. O primeiro, como o nome já diz, coleta os gases e o conduz em um tubo direto para o catalisador. Esse, por sua vez, é responsável pela purificação em até 95% de gases como monóxido de carbono. Juntos, os silenciadores fazem a redução dos ruídos do motor, evitando também a entrada de gases tóxicos no interior do veículo e ajudando na economia de combustível.
3 - Nunca use solda no escapamento
Quando uma das partes do sistema de escapamento apresentar problemas, é altamente recomendável sua troca em detrimento da solda ou outra forma de recuperação. Pois quando uma parte quebra significa que toda a estrutura já está danificada. E isso poderá prejudicar o desempenho do escapamento. Lembre-se de que o sistema é obrigatório por lei em todos os veículos, devendo apresentar perfeito funcionamento.
4 - Tenha atenção ao barulho do sistema
O limite máximo permitido para a emissão de ruídos de um veículo é de 95 decibéis para carros até nove lugares. Para fazer esta verificação, vá até uma loja especializada em revisão. Peça para realizarem uma medição de pressão sonora com o decibelímetro.
5 - Manutenção preventiva é necessária
Como parte importante do sistema automotivo, o escapamento deve ser verificado a cada três meses. Há também a medida máxima da rodagem, que não deve ultrapassar os 20 mil quilômetros. Tanto na hora da revisão quanto da troca, vá até uma empresa de confiança. Certifique-se de que as peças que serão instaladas sejam originais ou tenham a certificação no Inmetro ( Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Ainda tem dúvidas sobre o escapamento do seu carro? Fale conosco! Oferecemos serviços automotivos com segurança e qualidade em 3 localidades. Clique aqui e veja a unidade mais perto de você!