5 coisas no seu carro que deterioram com o tempo e não com a quilometragem
Muitos acreditam que manter um carro em boas condições consiste apenas em fazer revisões periódicas. Se fizer de acordo com a marca, é o caso, pois estipula todas as alterações e revisões em cada faixa de quilômetros para que todos os pontos do veículo sejam revisados ??da maneira adequada. No entanto, é comum que muitas pessoas não verifiquem seu carro corretamente e façam apenas a manutenção básica que diz respeito ao óleo, filtros, distribuição, rodas e freios, mas... sabia que tem muitas partes do seu carro que se deterioram com os anos e não apenas com a quilometragem?
Neste artigo, gostaríamos de rever quais são os mais importantes. E bem, apesar de terem prazo de validade, às vezes podem durar mais em boas condições, mas ninguém pode garantir isso.
Airbag
Uma das coisas mais importantes que você pode verificar em seu carro são os airbags. Atualmente, os carros já vêm com um sistema que funciona durante sua vida útil, mas em carros antigos a duração era de 10 anos e após estes devem ser substituídos. Você pode revisar o manual para ver o que se aplica a você. Lembre-se que você também deve verificar o cinto de segurança, pois o passar do tempo pode significar que as ancoragens não estão bem corretas e nos dar um susto em caso de frenagem brusca ou acidente.
As palhetas do limpador de parabrisas
Outra coisa que deteriora com o passar do tempo e não com a quilometragem é a palheta do limpador de parabrisas. Elas ficam duras com o passar do tempo e a mudança do clima, por isso é aconselhável trocá-las a cada outono. Depende um pouco do clima, mas eles costumam ficar danificados no verão com altas temperaturas.
Bateria
A bateria é aquele outro elemento que costuma quebrar quando você menos espera. Tem uma vida útil entre 4 e 5 anos embora possa durar mais. Se você perceber que seu motor liga com dificuldade, o melhor é que você venha trocar a bateria se esse tempo tiver passado, pois isso pode deixá-lo na mão no pior momento.
O gás do ar-condicionado
Se o seu ar condicionado emitir um cheiro ruim ou não estiver funcionando corretamente, ele pode precisar de um ajuste. A troca de gás neste caso é recomendada a cada dois anos. No entanto, o filtro de cabine também deve ser trocado uma vez por ano e o desidratador a cada cinco.
Os pneus
Por fim, outro importante ponto de segurança. Os pneus, mesmo que não estejam desgastados porque você faz apenas alguns quilômetros, precisam ser trocados a cada 5 ou 6 anos. O próprio pneu indica quando foram fabricados e se estiverem montados há mais de 5 ou 6 anos, deve-se considerar uma mudança. Eles podem até aparentar bom estado e sulcos profundos, mas depois de todos esses anos a borracha pode ressecar e então os pneus não conseguem mais boa aderência ou boa frenagem.
Lembre-se sempre desses 5 pontos pois são muito importantes e muita gente não fica atenta como deveria!