5 carros odiados pelos mecânicos por serem muito confiáveis
Alguns carros são sinônimos de problemas. Quem nunca viu memes sobre o Fiat Marea? Que levou a fama de ser uma "bomba", principalmente pelo alto custo de manutenção e a frequência com que passava pela oficina. O Peugeot 208 também leva fama de ser bomba e queridinho dos mecânicos.
Fiat Tipo e Gol Turbo (ano 2000) também levaram a fama por um problema que causou incêndio em algumas unidades. Os mais antigos talvez até se lembrem da piada que faziam em torno das iniciais da FIAT: (Fui "Inganado" Agora é Tarde), muito por conta do FIAT 147.
Brincadeiras à parte, muitos modelos e marcas foram e são injustiçados até hoje. Mas nesta nota queremmos chamar a atenção para o lado positivo da coisa: vamos listar 5 carros que são odiados pelos mecânicos. Não por quê dão muito trabalho, pelo contrário, estes carros costumam passar longe das oficinas. Certamente este texto será útil para ajudar você em sua próxima decisão de compra.
Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que todo carro, independente de qual seja, está propenso aos cuidados do seu dono. Por mais fama de "inquebrável" que um carro tenha, se as manutenções não forem feitas de maneira e com a periodicidade corretas, é certo que o carro vai visitar a oficina mais do que deveria. Assim como muitos carros que são considerados uma "bomba", se bem cuidados e com manutenções em dia, tem neos chances de bater ponto. Abaixo falaremos dos modelos que se bem cuidados, tem menos chances de dar problemas que seus concorrentes. Vamos a eles.
VW Gol
O carro mais vendido da história do Brasil (mais até que o Fusca) está em sua última edição (Last Edition) e mesmo após tantos e tantos anos mentém a boa fama de "inquebrável". A fama vale também para as versões mais recentes com câmbio automático de seis velocidades, utilizado em outros modelos da mesma montadora alemã.
Chevrolet Onix
Além da fama de econômico, o Onix também tem fama de "inquebrável", especialmente a primeira geração, hatch ou sedã (que na época tinha o nome de Prisma).
Hyundai HB20
A Hyundai lançou o HB20 para competir com o Gol e desde 2015 tem conseguido ser mais vendido que o concorrente alemão, ganhando bastante protagonismo nos últimos anos. Esteticamente o HB20 pode até desagradar alguns, mas falando de mecânica, é unanimidade entre donos e mecânicos.
Tanto o motor 1.0 quanto 1.6 usados na primeira geração são confiáveis, tal qual os câmbios. Ele também não apresenta desgaste acelerado de pneus e demais itens mecânicos.
Honda Fit
Robusto, confiável e com a maioria rodando em circuito urbano, o monovolume/hatch da Honda também saiu de linha, mas deixou saudades nos seus antigos proprietários. O modelo, desde a primeira geração vendida aqui com motor 1.4 e câmbio CVT, ganhou popularidade por ser, como o irmão Civic, um carro inquebrável. Aliás, montadoras japonesas sempre foram muito bem conceituadas no Brasil (e no mundo).
Toyota Corolla
O sedã mais amado do Brasil ganhou sua fama entre os clientes e "ódio" entre os mecânicos por sua mecânica confiável, duradoura e que mesmo com alta quilometragem não apresenta problemas, apenas troca de peças de desgaste natural. O carro é produzido no Brasil desde 1998.