4 tipos de cera para o carro que você precisa conhecer
Quem gosta de manter o carro impecável sabe como a cera é importante. Porém, existem diferentes tipos desse produto e que cada um é indicado para uma aplicação específica. Neste post, vamos mostrar qual tipo de cera automotiva você deve escolher.
Como saber se o carro precisa ser encerado?
Um teste simples — que também é uma das dicas mais eficazes para manter a pintura do carro sempre nova — é jogar uma flanela sobre o capô ou qualquer superfície inclinada do veículo. Se ela não deslizar, você precisa encerar seu possante urgentemente!
Além disso, observe aspectos como alta retenção de poeira, opacidade e reflexão irregular da luminosidade em algumas superfícies. Tudo isso ajuda a saber quando a cera automotiva é necessária.
Quais os tipos de cera automotiva?
No mercado, existem quatro principais tipos de cera para carros. Cada uma é indicada para uma aplicação e tem sua especificidade. Portanto, fique atento na hora de escolher e observe bem suas indicações.
1 - Cera em Pasta
A mais conhecida e também geralmente a mais “potente”. Por ser mais abrasiva e conter uma maior quantidade de solventes em sua composição, ela é capaz de remover riscos mais profundos e reparar áreas maiores. Ela é indicada quando a situação está muito feia.
Geralmente encontrada nas cores branca ou rosa, para aplicá-la é preciso utilizar algodão ou ferramentas próprias como politrizes. Deve ser usada sempre com a carroceria fria, de preferência à sombra e em movimentos circulares.
2 - Cera Líquida
Por ter uma composição com menos solventes, a cera líquida pode ser utilizada com mais frequência. Ela é mais indicada para riscos superficiais — diferente da cera em pasta, por exemplo —, ajudando na reposição e proteção do verniz veicular.
A forma de aplicar a cera líquida é a mesma da cera em pasta, podendo ser inclusive removida com microfibra. O tempo de trabalho na aplicação, porém, é menor, e a frequência de uso pode ser mensal, sem que haja problemas na pintura.
3 - Cera Spray
Mais nova no mercado, a cera spray, apesar do nome, tem uma função um pouco diferente das outras: em vez de reparar riscos e manchas, sua tarefa é proteger a pintura e evitar que problemas desse tipo aconteçam com tanta frequência.
Geralmente composta por carnaúba ou emulsão de silicone, ela deve ser aplicadas em veículos que já foram encerados ou polidos anteriormente. O tempo de aplicação do produto não ultrapassa os dez minutos em carros pequenos.
4 - Cera de Lava Rápido
Este tipo de cera automotiva, assim como a cera spray, também é um pouco diferente das demais. A cera de lava rápido nada mais é que um aditivo utilizado durante a lavagem para garantir mais brilho à pintura durante um curto período de tempo.
Apesar de não remover riscos, ela garante mais beleza ao veículo. Porém, é preciso ter cuidado com sua aplicação: se feita sob o sol forte, pode ocasionar manchas na lataria.
Qual tipo de cera automotiva escolher?
Faça uma avaliação minuciosa do veículo e verifique o estado da pintura. Se houver muitos riscos e manchas profundas, utilize a cera em pasta. Se o carro está precisando de um brilho a mais e os riscos não incomodam tanto, utilize a cera líquida.
Para o dia a dia, reserve sempre um final de semana para aplicar a cera em spray e, quando levar o carro ao lava rápido, peça sempre pela cera aditiva. Esses são cuidados que custam pouco, mas garantem mais proteção.
Sobre Auto Center São Cristóvão
Com tradição e experiência de mercado, o Auto Center São Cristóvão foi fundado em 1983. Conta com duas unidades nas cidades de Silva Jardim e Casimiro de Abreu - Rio de Janeiro. Nossas lojas são especializadas em serviços de veículos automotivos
Fale com um especialista da São Lourenço Pneus e faça uma visita em uma de nossas lojas!