4 defeitos comuns nas baterias automotivas
Ficar no meio da rua sem conseguir ligar o carro por conta da bateria é um pesadelo para qualquer um. Uma situação como essa gera muito desconforto e quase sempre tem o mesmo vilão: você mesmo. O fato é que a bateria do carro dá muitos sinais antes de parar e, se você ignorá-los, está pedindo para passar perrengue. Mas, calma, estamos aqui para te ajudar a identificar esses probleminhas e garantir que sua bateria nunca te deixe na mão. Vamos lá? Vamos ver os defeitos mais comuns em uma bateria.
1 - Dificuldade para ligar
O momento em que a bateria do carro é mais exigida é quando você dá a partida. Nessa hora, é liberada grande quantidade de energia para que o motor de arranque possa acionar o motor do carro. Se a bateria não tiver carga suficiente, o motor de arranque não vai ter energia para desempenhar essa função e você vai perceber o seu carro com dificuldade para ligar.
É importante também verificar a constância do problema, pois esse sintoma pode enganar. Quando o carro só demonstra dificuldade para ligar de vez em quando, pode ser que a falha esteja no alternador, pois uma bateria fraca não volta a ter carga sozinha. Quando o problema é realmente na bateria, a demora para ligar o motor só vai aumentando, até que se torna impossível dar a partida. Se você não quer que isso aconteça, aja antes de ser surpreendido.
2 - Luzes fracas
Outra função importante da bateria é fornecer energia para as luzes do seu carro, sejam elas externas (faróis) ou internas (luzes do painel). Luzes fracas ou inconstantes sinalizam que não está chegando energia suficiente para elas. Isso pode ser problema tanto da bateria do carro quanto do alternador.
É bom verificar se as luzes continuam falhando com o carro ligado. Nesse caso, é mais certo que o alternador esteja ruim, uma vez que não está recarregando a bateria enquanto o motor funciona. Agora, se essa luz simplesmente não acende, é provável que a própria lanterna ou algum fusível esteja queimado. Em casos de falhas constantes, é importante verificar a bateria, pois há grande chance de que ela não esteja com energia suficiente para alimentar todas as luzes do carro, sendo necessária, então, trocá-la.
3 - Não liga no frio
Você já percebeu que o seu carro demora um pouco mais para ligar quando o tempo está frio? Isso não é coincidência. O motivo para essa dificuldade é que a bateria do carro produz energia elétrica por meio de reações químicas que acontecem com mais facilidade no calor. Por isso, se a sua bateria já está fraca, o frio vai ser mais um teste de resistência para ela e, naturalmente, você vai sentir uma demora ou nem mesmo vai conseguir ligar o carro. Mais um sinal de que pode ser a hora de comprar uma bateria nova.
4 - Zinabre
A bateria do carro é composta de materiais corrosivos que, com o tempo, podem causar oxidações nos terminais. Essa reação é normal, mas, dependendo do grau, é muito preocupante.
O principal sinal de alta oxidação é o surgimento do zinabre, resíduo de cor esverdeada que vai se acumulando nos polos da bateria, impedindo as conexões entre o terminal e o alternador, o que pode fazer com que a bateria descarregue totalmente.
Dependendo da gravidade, esse problema pode ser resolvido com uma simples limpeza dos polos da bateria. Mas é importante lembrar que, se essa oxidação já estiver muito avançada, a única saída é a troca da bateria.
IMPORTANTE!!! Não é recomendável usar uma bateria por mais de 4 anos. Geralmente, o tempo médio de duração de uma bateria é de 3 anos.
Você notou algum dos problemas acima em seu carro? Não deixe passar muito pra não ficar na pista. Envie-nos uma mensagem por WhatsApp ou entre em contato por telefone. Um especialista irá te ajudar. Veja nossa loja mais próxima de você: clique aqui.Assuntos relacionados:
Bateria automotiva, defeitos da bateria, baterias em Silva Jardim, baterias em Casimiro de Abreu, zinabre, bateria com defeito, loja de baterias