3 coisas que você deve verificar no seu carro ao voltar de uma longa viagem
Todos sabemos que antes de fazer qualquer viagem devemos verificar se tudo no carro funciona corretamente. Uma verificação dos sistemas do veículo antes de pegar a estrada pode evitar que você fique preso no meio do caminho. No entanto, poucos de nós sabem a importância de verificar o carro após uma longa viagem.
É fundamental verificar como está o veículo após alguns quilômetros rodados. A viagem desgasta o veículo e muitos elementos trabalham muito ao longo do caminho, por isso você deve sempre verificar seu carro depois de terminar sua viagem.
Verificar o seu carro depois de uma viagem é igualmente importante, pois para ter certeza de que tudo está em ordem e que nenhum de seus elementos corre o risco de quebrar ou afetar o funcionamento do veículo.
Por isso, contamos-lhe aqui três coisas que deve verificar no seu carro depois de uma longa viagem.
1 - Verifique o desgaste dos pneus
Enquanto você verifica se a pressão dos pneus está de acordo com as recomendações do fabricante, vá em frente e verifique também a banda de rodagem dos pneus.
De acordo com a lei vigente, a profundidade mínima da banda de rodagem é de 1,6mm. Abaixo disso você corre o risco de responder à sanções legais. Especialistas indicam que a profundidade ideal é a de pelo menos 3mm, para melhor frenagem, principalmente no molhado. Portanto, muita atenção com isso após uma viagem longa.
2 - Teste os freios
Os freios são essenciais para sua segurança na estrada. Dirigir em longas distâncias, juntamente com corrosão, detritos da estrada e envelhecimento, pode causar desgaste nos componentes do sistema de freio.
Ajude seus freios a ficarem seguros, verificando-os sempre que você trocar o óleo, bem como antes e depois de uma viagem.
3 - Verifique o óleo do motor
O óleo do motor é um dos fluidos mais importantes do seu carro. Lubrifica e limpa as peças móveis do seu motor, ajudando-as a durar mais e a funcionar de forma ideal.
Dependendo do cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante do carro, a quilometragem extra de sua viagem pode encurtar o tempo entre os intervalos típicos de troca de óleo.
Se você é um motorista cuidadoso, certamente você terá verificado o nível do óleo antes da viagem. Mas não custa nada verificar o fluido quando voltar. Sobretudo em modelos com mais tempo de uso. O esforço de uma viagem longa pode ter baixado o nível do óleo e pode ser necessário completar e, dependendo da situação, fazer a troca completa (caso a mesma não tenha sido realizada antes da viagem).
No mais, uma boa limpeza por dentro e por fora evita odores desagradáveis e deixa seu carro pronto para o uso diário. Se você voltou de uma longa viagem, traga seu carro para uma revisão. Prevenir é sempre melhor e mais barato que remediar.