10 dicas para dirigir com mais eficiência
Alguma vez você já pensou o quanto poderia economizar apenas com pequenas mudanças em sua maneira de dirigir? Certamente você já deve ter ouvido falar de “Condução Eficiente”, que é um modo de dirigir que permite um menor consumo de combustível e ao mesmo tempo contamina menos o meio ambiente. Tratam-se de regras simples e que em muitos casos já as ouvimos das bocas de nossos pais, mas muitas vezes nos esquecemos delas quando pegamos a estrada.
Vantagens da Condução Eficiente
Economia de combustível: uma condução eficiente permite baixar o consumo de combustível, especialmente nas arrancadas ou na utilização do acelerador.
Redução da poluição urbana: ao emitir menos gases poluentes evitamos doenças respiratórias, problemas nos olhos, problemas cardiovasculares e enxaquecas, ao mesmo tempo que evita o aquecimento da atmosfera.
Mais conforto ao dirigir e diminuição da tensão: ao evitar freadas bruscas e aceleradas fortes pode-se diminuir o stress.
Aumento da segurança viária: graças ao menor stress, menor tensão e a antecipação à este tipo de condução mais agressiva, pode-se reduzir o risco e a gravidade dos acidentes.
Abaixo os 10 conselhos práticos para conseguir uma condução mais eficiente e segura:
1 – Arranque sem acelerar (ou acelerando bem de leve)
Não é necessário pisar no acelerador ao arrancar. Isso faz com que você gaste combustível inutilmente. A parte eletrônica do veículo regula as condições da ignição. Apenas modelos mais antigos exigem que você acione o acelerador, mesmo assim, não precisa pisar fundo.
2 – A primeira é só para arrancar
Utilize a primeira marcha apenas para arrancar, sem abusar do acelerador. Ponha a segunda marcha em poucos segundos ou depois de 5 ou 6 metros percorridos.
3 – Antecipe a troca
Acelere de forma progressiva, sem afundar o pé. Em motores à gasolina, troque entre as 1500 e 2500 rotações por minuto. Em veículos à diesel troque entre 1300 e 200 rmp.
4 – Marchas altas
Use marchas altas em baixas rotações pelo maior tempo possível. Mas sem risco: você deve sempre manter o controle sobre o veículo e ser responsivo em caso de emergência.
5 – Velocidade constante
Conduza em uma velocidade o mais constante possível, sem acelerar nem frear desnecessariamente. Assim o desperdício de energia e combustível fica limitado.
6 – Não dirija em altas velocidades
Não apenas por questões de segurança: o aumento da velocidade implica em um aumento muito maior no consumo de combustível. Com o preço em que estão, é melhor economizar.
7 – Antecipação
Manter a distância de segurança para antecipar-se aos imprevistos também faz nossa condução mais eficiente e segura.
8 – Use o freio motor
Quando precisar desacelerar, levante o pé do acelerador e deixe que o veículo funcione com a marcha engrenada. O motor atuará como freio e o consumo será zero. Si possível, pare sem reduzir a marcha.
9 – Subidas
Nas subidas, convêm atrasar o quanto possível a redução de marchas e acelerar rapidamente. Nas descidas é mais eficiente usar marchas altas e deixar a gravidade fazer seu papel, evitando, claro, qualquer situação de risco.
10 – Para reduzie ainda mais o consumo
Se pode economizar ainda mais combustível com as seguintes precauções: