Termostato, o que acontece se o carro andar sem ele?

Sexta-feira, 03/02/2023

Seja por problemas de superaquecimento ou porque você percebeu que comprou um usado sem ele. O que acontece se eu ficar sem termostato no carro?

É comum que alguns clientes perguntem: "O que acontece se eu ficar sem termostato no carro?" Como tal questão nos chamou a atenção, resolvemos montar uma nota explicativa que a responda.

Antes de prosseguir, informamos que o termostato desempenha um papel fundamental no sistema de refrigeração do motor do seu carro e, portanto, ficar sem ele terá consequências a curto e longo prazo. Vamos ver…

Termostato, o que acontece se o carro andar sem ele? | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

O que acontece se eu ficar sem termostato no carro?

Podemos agrupar as consequências em dois grupos: de curto prazo e de longo prazo. Na primeira, o motor não conseguirá atingir a temperatura ideal de trabalho.

Vale lembrar que um motor é formado por centenas ou milhares de partes mecânicas fixas ou móveis, que podem atingir temperaturas extremamente altas devido ao trabalho constante. Para evitar que ultrapassem um limite de temperatura que começa a ser prejudicial, dois líquidos são fundamentais: o lubrificante (que evitará que o atrito entre as peças seja maior) e o refrigerante ou anticongelante.

O líquido refrigerante pode percorrer todo o motor, ou não! Assim que você liga o carro e arranca o líquido fica "parado". Mas, quando o motor atinge a temperatura de trabalho ideal (entre 90º e 100º) o líquido é "liberado" e faz o caminho completo.

Quem o libera o líquido? O termostato. Ou seja, esse elemento tem papel fundamental na preservação da vida útil do motor, já que cede, ou não, ao líquido em questão. E tem mais…

Quando ligamos o motor, o termostato decide que o refrigerante não passará pelo bloco. Nesse momento, mais combustível será injetado na câmara de combustão para que o motor aqueça rapidamente. Uma vez alcançado, o termostato "abre o jogo" para o líquido refrigerante.

Com isso queremos dizer que, se andarmos em um carro sem termostato, o refrigerante fluirá livremente pelo motor do carro o tempo todo, desde que giremos a chave para ligá-lo, o que não apenas impedirá que ele atinja a temperatura ideal de trabalho , mas que também fará com que os injetores insiram mais combustível na câmara. Em outras palavras, você terá que reabastecer com muito mais frequência.

Até agora, essas foram as consequências de curto prazo. As de médio ou longo prazo têm a ver com o desgaste derivado desta forma de funcionamento do motor.

Ao injetar mais combustível, se o computador do carro não o regular, tambpem não fará o mesmo com as emissões poluentes, então o catalisador funcionará mais do que o necessário, então você obterá mais resíduos indesejados no catalisador. Isso reduzirá a vida útil do conversor.

Agora você sabe o que acontece se ficar sem termostato no carro, mas isso não é tudo, já parou pra pensar por que as pessoas cogitam retirar essa importante peça do carro?

Por que algumas pessoas tiram o termostado do motor?

Os motivos são diversos e, embora vamos enumerá-los, desaconselhamos dirigir o carro sem termostato. Nunca faça isso! Esclarecido isso, vamos ver os motivos da "lambança".

Em primeiro lugar, o próprio proprietário do carro pode ter decidido removê-lo sozinho. Por exemplo, se o motor superaqueceu e o proprietário não quis ir à oficina, ou desconfia dos mecânicos ou não tem dinheiro para fazer uma inspeção e reparo.

Então, ele fez algumas pesquisas por conta própria e alguém lhe deu a ideia de remover o termostato para diminuir a temperatura do motor. Ele fez isso e, de fato, verificou que funciona (embora haja momentos em que essa solução não é totalmente bem-sucedida), então deixou o motor sem termostato por muito tempo (até que o problema se tornasse maior).

O segundo cenário pode ocorrer quando uma pessoa tem problemas de superaquecimento do motor e não consegue encontrar a falha. Como não conseguia diagnosticar, retirou o termostato para ver se conseguia resolver o problema dessa forma. Às vezes funciona bem, ou pela metade, ou nem isso. Nesse caso, o principal problema é que a verdadeira causa não pôde ser diagnosticada, e essa ação foi tomada como último recurso.

A terceira razão possível é que um mecânico fez um diagnóstico e descobriu que o refrigerante está vazando nos cilindros, o que exigirá um reparo um pouco mais caro. Assim, se o motorista não quis investir no conserto, pode ter sido sugerido que você retirasse o termostato para poder dirigir por um tempo sem ele (caso precise com urgência para uma emergência ou não use muito o carro). Lembre-se de que este é um patch, pois o problema principal persistirá e, posteriormente, o preço de corrigi-lo poderá ser maior.

Por fim, o carro pode ter superaquecido em uma viagem no meio da estrada, ou em uma situação de emergência, momentos em que a falha não pode ser corrigida imediatamente. Se o carro esquentar, tomando todos os cuidados, o termostato pode ser retirado para que o veículo não aqueça mais. Depois de ter tempo e recursos, o reparo correspondente deve ser feito.

Claramente nenhuma dessas razões justifica a remoção do termostato do motor. Sugerimos que, se esta ideia passou pela sua cabeça, desista dela e faça uma verificação completa do sistema de refrigeração para encontrar a origem do problema.

De quanto em quanto tempo o termostato deve ser trocado?

Aconselhamos sempre a leitura do Manual do Proprietário para saber o calendário de manutenção programada ou a periodicidade de substituição de determinada peça. A verdade é que não há data indicada para o termostato.

O que sugerimos é que você substitua o termostato toda vez que trocar o líquido de arrefecimento, ou seja, geralmente a cada 4 ou 5 anos (isso depende muito do modelo do carro também). Em todo o caso, há quem apenas o inspeccione e se estiver em bom estado, mantenha-o. Se você quiser saber com que frequência deve substituir o líquido de arrefecimento do motor, leia o Manual do Proprietário.

Agora, se você comprou um carro usado, o ideal seria trocar o refrigerante, e já agora, verificar se ele está com o termostato. Não é um item caro, portanto sua substituição não implicará em um gasto muito maior.

Esperamos ter ajudado com esta questão. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através dos nossos canais e fale com nossos especialistas.

Quero um orçamento