Qual é a distância de percepção, reação e frenagem?
O ato de parar um carro pode parecer um ato bastante simples. No entanto, e sem perceber, você está aplicando uma distância de percepção, reação e frenagem. Isso, claro, quando você aplica essa distância corretamente.
O problema é quando, geralmente por distração, você não leva em consideração essa distância, o que pode levar a uma colisão. Neste artigo vamos aprender a importância desses fatores para uma condução segura.
O que é a distância de percepção?
A distância de percepção pode ser definida como o tempo que leva para reconhecer uma situação e determinar se é necessário parar. Você sabia que esse tempo geralmente é de cerca de três quartos de segundo? Em termos gerais, a distância de percepção é aquela distância que um veículo percorre durante esse tempo.
O tempo de reação
Toda vez que você dirige e precisa frear, a primeira coisa que você faz é soltar o pedal do acelerador e então pisar no freio. Bem, esse ato é conhecido como tempo de reação e distância; ou seja, o tempo que leva para mover o pé do acelerador para o pedal do freio.
Como no tempo e na distância da percepção, neste caso o tempo médio de reação também é de 3/4 de segundo. Portanto, a distância de reação é a distância que um veículo percorre enquanto você solta o acelerador para aplicar o freio.
O que é o tempo e a distância de freagem?
Agora que sabemos a distância de percepção e reação, é hora de aprender o que é a distância de parada. Em palavras simples, o tempo de frenagem é o tempo que leva para um veículo parar depois de pisar no pedal do freio.
No entanto, deve-se levar em consideração que o tempo de frenagem nem sempre é igual ou semelhante aos casos anteriores. O tempo e a distância de parada dependerão de vários fatores, como condições climáticas ou da estrada.
Ou seja, fatores que você não pode controlar. No entanto, existem algumas coisas que dependem de você para tentar tornar o tempo e a distância de frenagem ideais. Entre esses fatores estão:
- Capacidade de decisão
- Estado de alerta
- Nível de fadiga
- Velocidade do veículo
- Estado dos freios
- Uso de álcool ou outras substâncias
Para que a distância de percepção, reação e frenagem seja ideal, existem algumas recomendações gerais:
- Quando quiser parar, comece soltando o acelerador para desacelerar.
- Se você planeja parar completamente, comece a frear cedo para que a distância de parada não seja insuficiente.
- Para terminar a frenagem suavemente, solte levemente o pedal do freio e pressione-o novamente quando parar completamente.
- Se for preciso frear em caso de emergência, acione os freios sem travar as rodas para não perder o controle da direção.
- Se as rodas travarem, tire a pressão do pedal do freio e tente corrigir seu curso antes de frear novamente.
Depois de saber o significado das distâncias de percepção, reação e frenagem, a grande questão é esta: você está freando seu carro corretamente?